domingo, outubro 14, 2012

Falso Carbonara

Um dia antes de começa a minha dieta (começar é modo de dizer, porque começo e recomeço a dieta sempre, desde que nasci) decidi enfiar o pé na jaca em grande estilo, o que para mim é composto com uma boa massa e um doce (o doce eu já tinha comido de tarde, só faltava a massa! Para resolver minha questão fui de falso carbonara.



E por quê é um falso carbonara? Porque o verdadeiro é feito com bacon, como não tinha bacon em casa, mas encasquetei de comer carbonara (nunca antes feito por mim), fiz com liguiça toscana mesmo, que era o mais próximo de bacon que tinha na minha cozinha! O importante é não desistir por falta de um ou outro ingrediente! Ah, em geral o creme de leite é o fresco, mas fui de creme de leite de caixinha mesmo! Usei uma receita de Jaime (Oliver) para me basear.

Receita (porções):

  • 250g de massa (pene, fusili, talharim...)
  • 3 linguiças toscanas
  • 1 caixinha de de creme de leite comum (em geral se usa fresco)
  • 2 gemas 
  • 50g de queijo parmesão ralado (deveria ser ralado na hora, mas foi um de pacotinho, ao menos foi "Faixa Azul")
  • azeite
  • pimenta do reino
  • sal (se necessário)
Em uma tigela, bata as gemas + o creme de leite + queijo parmesão e reserve. Corte a linguiça em pequenos pedaços, frite com um pouco de azeite, jogue o macarrão cozido (guarde um pouco da água). Com a frigideira bem quente, acrescente a mistura reservada, mexa bem! Se estiver muito seco, acrescente algumas colheres da água em que o macarrão foi cozido. Tempere com pimenta do reino e sal (se necessário)!

Sensacional!

2 comentários:

Ramon Prates disse...

Carbonara é muito bom, mas a regra é clara, tem que ter bacon! hahahahahah

Duda Lima disse...

Ramon,
você tem razão, bacon é insubstituível! O problema é que aqui em casa bacon é um artigo de luxo, evito comprar porque a minha vontade é colocar bacon em tudo, e se for fazer minha vontade vou entupir todas as minhas artérias, hehe!