sábado, abril 07, 2012

Bacalhau Gratinado

Estamos na semana santa, então vamos no bom e velho bacalhau, esse eu fiz outro dia, quando minha mãe veio fazer minha horta e acabou ficando para almoçar! No meio da correria da papinha de Chico, me arrumar para o trabalho, fazer o almoço... Acabou saindo esse bacalhau, usando o que tinha em casa (só tinha 2 unidades de batata inglesa e 2 de batata doce) e um pouco de bacalhau salgado que vinha ibernando no fundo da geladeira! Na receita original só usava batata inglesa e creme de leite, que substitui por molho branco, no mais é tudo bem parecido!

De tão fácil, dá até para repetir para o almoço de amanhã!


Receita:
  • 400g de bacalhau seco/salgado
  • 2 batatas inglesas
  • 2 batatas doces (ou doce?)
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 400ml de leite
  • noz moscada 
  • sal 
  • 25g de parmesão ralado (meio pacotinho)
Não deixei o bacalhau de molho, só lavei com um pouco de água fria, não queria tirar todo o sal, mas para isso é preciso ter cuidado com a quantidade de sal dos outros ingredientes.
Descasquei, fatiei em rodelas e cozinhei as batatas, reservei.
Para o molho branco, derreti a manteiga, acrescentei a farinha de trigo, é preciso mexer para não deixar queimar, acrescente o leite e mexa até engrossar (cuidado para não empelotar*). Acerte no sal, acrescente noz moscada e está pronto.

Em um refratário, fiz uma cama de batatas, uma camada do bacalhau desfiado, joguei o molho branco por cima, polvilhei queijo parmesão e levei para gratinar!

*Se o molho empelotar, passe na peneira e pronto!

Rende 4 porções generosas!

4 comentários:

prafalardecomer disse...

Ficou com uma cara ótima e parece mesmo muiti simples de fazer. Gostei!

Ah! Falei de você no blog. Vê lá. :)
Bjos!

Isadora Herzog disse...

Duda! Obrigada pelo comentário e elogios! Dei uma olhada no seu blog e adorei! Cada receita legal! Seu primeiro bolo em pasta americana ficou lindo! Um beijo

Morena disse...

Fiquei com água na boca, Hummmmmmmmm!

Isadora Herzog disse...

Duda! Obrigada!
Ainda não dou cursos, mas tanta gente me pede que é capaz de eu começar no futuro próximo. Quando começar pode ter certeza que anunciarei no blog, site, twitter...
Uma ótima semana para você!
Beijo