domingo, abril 01, 2012

1/2 kg de Feijão e 2 Confissões

Antes de falar da receita, preciso fazer 2 confissões:

  1. Morro de medo de panela de pressão e nunca tinha usado uma até hoje!
  2. Nunca tinha feito feijão em toda a minha vida!
A questão com a panela de pressão é a seguinte, sempre ouvi "causos" de panela de pressão que explodiu, furou o teto, voltou e destruiu o fogão, algo do tipo. Acho que o barulho que ela faz também ajudava a me assustar, não tenho certeza, só sei que nem tinha panela de pressão em casa, comprei outro dia por pressão da minha empregada!

E o feijão? Bom, não é verdade que nunca tinha cozinhado feijão na vida,  já tinha cozinhado feijão em panela comum, para fazer chilli e só, mas nunca fiz feijão assim, tipo mini feijoada. O fato é que sempre tive alguém para fazer feijão para mim, inclusive deixar congelado nos potinhos, mas minha empregada saiu para ter bebê antes do previsto e me deixou com todos os ingredientes para o feijão.

Foi questão de honra! Como eu iria ficar 4 meses sem comer feijão só porque tinha medo de panela de pressão? Fui a luta e venci, venci meus medos e o feijão ficou bem gostosinho para uma principiante!




Agora que já confessei minhas fraquezas, podemos passar para a receita:

  • 1/2 kg de feijão preto (AMO feijão preto)
  • 1 liguiças calabresas cortadas em rodelas
  • 1 cebola grande picada
  • 4 dentes de alho picado ou amassado
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • sal a gosto

O primeiro passo é separar o feijão, porque no saco vem outras coisas que não são feijões, tipo isso:

tem milho, pedra...

Deixe o feijão de molho por aproximadamente 6 horas (fazer feijão dá trabalho, deve ser porisso que nunca tinha feito antes)!

Escorra o feijão (descarte a água em que ele estava de molho) e coloque na panela de pressão coberto com o dobro de água! Tampe a panela e leve ao fogo, quando começar a apitar, conte 45 minutos e desligue o fogo. Espere sair toda a pressão, ou parar de apitar, antes de tirar a tampa da panela para ver se o feijão está macio. Se preciso, volte o feijão para o fogo (não precisa ser na pressão) até que fique macio.

Enquanto isso, em uma outra panela ponha o azeite, a cebola picada, o alho e refogue, em seguida acrescente 1 concha de feijão, misture e despeje na panela onde está o restante do feijão. Acrescente a calabresa e deixe cozinhar um pouco com a panela destampada. Acerte o sal e pronto.

Rendeu 4 porções para 3 pessoas (aproximadamente, depende da fome de cada um)!

5 comentários:

Ramon Prates disse...

Realmente da muito trabalho, mas talvez a recompensa valha a pena. E sem dúvidas panela de pressão é algo meio "assustador". hehehehehe

CONSTRUIR E COZINHAR disse...

Parabéns, Duda! Enfrentou o desafio de fazer o feijão na pressão e se saiu super bem! O seu feijão parece muito apetitoso!! Uma ótima semana p/ vc! Beijos, Laine.

Clarice. disse...

Ficou com uma cara ótima, Duda!
Adoro panela de pressão. Nunca tive esse medo e elas são tão seguras hoje em dia. Uso para fazer arroz, legumes cozidos em minutos, geléia e tudo mais que me faça ganhar tempo.
*fazia muito munguzá,mas depois descobri que no microondas é bem mais rápido.

Beijo.

Duda Lima disse...

Ramon,
ainda bem que não sou só eu que acho panela de pressão perigosa, hehe!

Clarice,
senti uma mini inveja da sua relação com as panelas de pressão, um dia chego lá!

beijocas

Morena disse...

Eu também não tenho panela de pressão e morro de medo dela! Mas depois dessa sessão desabafo, hihihihih... Vou tomar coragem e vou comprar uma panela dessa para mim!!! E melhor vou testar fazer um feijão nesta panela, pois sempre faço meu feijão em panela de aço inox! Depois lhe conto o resultado da nova empreitada! Bj!