terça-feira, março 06, 2012

Pizza

Minha vida está menos caótica, a babá está entrando no eixo, Francisco precisou ser desmamado (uma pena, mas tive mastite e não teve jeito) o que foi uma dor de cabeça por alguns dias, depois tudo se acalmou, inclusive o sono dele melhorou ("para quê acordar se mamãe não vai me dar peito, né?")!  Eu continuo me dividindo entre a casa, o meu trabalho e os cuidados com o pequeno, mas acho que desencanei um pouco (se dá para fazer tudo, ok! Caso contrário, faço no dia seguinte)!

E a pizza com isso? Essa pizza só foi possível porque despachei o marido e o filhote para a casa da sogra no domingo (no bom sentido, não sou uma mãe desalmada que se livra do seu bebê de 7 meses, certo?). O passeio não durou mais que 4 horinhas, mas para mim foi tempo suficiente de almoçar, tomar banho, tirar um cochilo e morrer de saudade, porque 4 horas livre é tempo de mais (vai me entender...)!

Como de noite eu estava bem descansada, decidi fazer um mimo para o marido, PIZZA!



Já tinha feito essa receita antes e tinha gostado, mas achei que precisava de um ajuste aqui e ali! Feitos os ajustes, segue a receita:
  • 200 ml de água morna (que dê para colocar o dedo na água, se for muito quente "mata" o fermento)
  • 1 envelope de fermento biologico para pão
  • 1 colher (rasa) de café de sal
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1 colher de chá de azeite de oliva
  • farinha de trigo suficiente para desgrudar a massa das mãos (+ ou - 300g)
Em uma vasilha grande, misture a água + fermento + açúcar, deixe descansar por 5 minutos! Acrescente a farinha de trigo e  sal, sove a massa até ficar homogênea (aproximadamente uns 5 minutos), deixe a massa descansar por 1 hora em um recipiente coberto com um pano (costumo deixar no forno desligado)! A massa precisa dobrar de volume!

Em uma bancada enfarinhada, abra a massa com um rolo (abri bem fininha, mas fica ao gosto do freguês), ponha em uma assadeira e leve ao forno (180 graus) para pré assar por aproximadamente 10 minutos!

Em seguida acrescente o molho de tomate e o recheio de sua preferência e volte ao forno para assar um pouco mais, ou até o queijo derreter! 

Aqui em casa fiz marguerita, gorgonzola, presunto e alho, e doce deleite com banana e canela!

Como fiz a massa bem fininha, rendeu 2 pizzas de 40x20!

5 comentários:

Dona do Caos disse...

pizza pra mim já é demais... não me atrevo. rs...
mas essa de banana com canela nunca provei. parece deliciosa...

ótima semana pra você!!!

Lali Souza disse...

ficou com uma cara ótima!!!!!

Duda Lima disse...

meninas,
por favor, vamos fazer pizza, é fácil!
=)

CONSTRUIR E COZINHAR disse...

Olá Duda!!
Menina, que loucura é essa?
Sempre tive medo de fazer pizza, pois o pessoal aqui, gosta de massa bem fininha! Mas agora fiquei com vontade! Estou me sentindo obrigada a fazer, não vai ter outro jeito!!! E que filho lindo você tem!! Fiquei maravilhada! O meu baby (1 aninho), também não nega nada! Come de tudo!! Puxou a mãe rsrsrs!
Adorei te conhecer! Sinta-se à vontade p/ passar lá em casa! Você será bem vinda!! Beijos.

Morena disse...

Essa pizza é o sucesso da Bahia!!! Ah, quero saber qual a melhor forma para armazenar o fermento biológico? Beijão!!!