quarta-feira, março 21, 2012

Meu segundo bolo de Pasta Americana - Ninguém me segura

Depois das aventuras com o primeiro bolo de pasta americana, admito que tive receio ao aceitar o pedido de uma amiga para fazer o bolo do chá de fraldas da filha dela, principalmente porque não seria um presente, se tratava de uma encomenda! Por fim, deixei minha insegurança de lado e decidi aceitar o desafio!



A receita é super neutra e vai bem com qualquer recheio, tenho feito ela constantemente, para rechear usei 1 e 1/2 pote de geléia de damasco e 1 e 1/2 lata de doce de leite!

Receita:

  • 700g de farinha de trigo (6 xícaras)
  • 800g de açúcar (4 xícaras), (eu uso açúcar cristal, mas acho que na receita original era refinado!)
  • 200g de manteiga
  • 100g de margarina
  • 500ml de leite
  • 6 ovos grandes
  • 2 colheres de sopa de fermento
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
Peneire o açúcar, bata com a manteiga + margarina + ovos até fazer um creme volumoso! Acrescente a farinha de trigo (também peneirada) com o leite com a essência de baunilha, por último ponha o fermento, bata! 

Leve para assar em forno pré aquecido (180 graus), o tempo depende do tamanho da forma, eu usei uma forma de 25cm de diâmetro e 10cm de altura (demorou bastante para assar, mais de 1 hora). Essa receita dá para um forma de 40cm de diâmetro e 5cm de altura! 

Vamos ao pulo do gato:
  1. Não precisa untar a forma, é só forrar com papel manteiga, inclusive as laterais. Faça uma faixa de papel manteiga e envolva a lateral, corte um outro pedaço do tamanho do fundo e forre a forma! O bolo desenforma super fácil e não quebra.
  2. Não fatie o bolo para rechear no mesmo dia, espere de um dia para o outro, assim ele fica mais compacto (esfarela menos).
  3. De preferência, recheie ele na mesma forma que assou. Forre a forma com um plástico e vá colocando uma camada de bolo, recheio, bolo, recheio, bolo. Envolva com o plástico, ponha algum peso sobre o bolo e deixe descansar (ou tomar forma) por algumas horas. Assim seu bolo vai ficar em um formato mais regular, o que facilita o trabalho com a pasta americana e diminui o aparecimento de imperfeições.
Assim que me lembrar de mais truques eu divido com vocês!



4 comentários:

Marcia Almeida disse...

Está lindo. faça dancinha da vitória e diga: Encomendas? aceito todas!!
rsrsr
Bjs
Marcia

CONSTRUIR E COZINHAR disse...

Que lindo! De profissional, menina! Você pode abrir uma confeitaria, aí me chama que lavo os pratos, só p/ aprender com você! rsrsrsrs
E a receita é bem gostosa! Parabéns Duda Confeiteira!!! Bjs

Duda Lima disse...

Quanto incentivo bom!
Por conta desse bolo recebi uma encomenda, já estou arrancando os cabelos de ansiedade e tensão!
beijinhos

Morena disse...

Olha pra ela, toda toda!!! Tá mandando bronca, heheheh!! O bolo ficou lindo!!! Só sucesso, gata garota! Beijinhos!