sábado, dezembro 03, 2011

Meu primeiro bolo de pasta americana - Uma Aventura

A louca aqui se ofereceu para fazer o bolo de aniversário da filha de um amigo, estava super confiante em decorar um bolo com pasta americana, tinha certeza que iria tirar de letra, do mesmo jeito que foi no Curso da Chef Renata Nunes! Acontece que no curso eu decorei um MINI bolo, o que é muito diferente de um MEGA bolo!

Comecei procurando uma boa receita, mas não podia se nada muito fofinho, tipo pão de ló, precisava ser um bolo mais compacto para poder dividir em 3 partes e rechear! Felizmente perdi o medo de fatiar o bolo, o que me preocupava mesmo era decorar! Depois que achei a receita (um bolo básico de baunilha) fui para o recheio, fiz um brigadeiro com chocolate amargo e não gostei, achei muito amargo para aniversário de criança! Lá fui eu fazer outro recheio, dessa vez fiz um (ou será uma?) ganache de chocolate branco e outra (ou outro?) de chocolate meio amargo!





Fiz o bolo um dia antes, pois precisava esfriar e descansar antes e fatiar e rechear! Estava tão excitada que acordei 3 horas da manhã para dar mama a Francisco e não dormi mais, fui para cozinha começar a montar o bolo! Eu não imaginava que dava tanto trabalho, fiquei em função do bolo até as 6 da manhã, sem falar os retoques finais lá pelas 11 da manhã (depois de um cochilo de 1 hora, 2 mamadas do pequeno, um banho para tirar todo o açúcar que tinha na roupa, uma ida ao mercado para comprar jujubas...)!

No meio do caminho a pasta americana estava muito fina, o bolo estava com muito recheio (que queria vazar e quase explodiu a pasta), passei horas tentando consertas as imperfeições (que não foram poucas), me vi doida, praguejei, pensei em nunca mais fazer um bolo desse tipo, mas no final ficou bacaninha, principalmente se tratando do meu primeiro bolo decorado com pasta americana!

Ainda fiz um mini bolo (igualzinho) para a aniversariante que tem alergia a leite, o dela foi bolo branco com leite de coco e recheio de geléia de morango!

O único saldo negativo foi uma tendinite que decidiu me revisitar, não estou aguentando nem carregar o gordinho, preciso de uma sessão de acupuntura urgente!

8 comentários:

Gourmet e Gourmand disse...

Duda ficou lindooooo!
Já pode montar seu ateliê menina... depois de dois ou três bolos você já está craque na matéria :)
Começou muito bem :)
Um beijo,
Queila

eme bê, maria disse...

ficou LINDO, du. queria ver o mini, deve ter ficado fofíssimo! eu imagino que dê um trabalho enorme mesmo, mas é tudo uma questão de treino para as 'brigas' entre você e a pasta americana irem diminuindo até cessar. e dá-lhe praticar no bolo de isopor... ;)

parabéns.

Duda Lima disse...

Queila,
preciso fazer muit bolo para me entender com essa pasta americana, tem diversos defeitinhos no bolo, mas eu soube esconder direitinho, hehe!

Maria,
eu preciso mesmo de um bolo de isopor para treinar, ajuda bastante e a gente não perde o material! Vou providenciar um em breve!
beijocas

Marcia Almeida disse...

Eu estou achando o bolo lindão, nem parece que foi feito por marinheira de primeira viagem!! E deve estar gostoso também.

Bjs
Marcia Almeida

Ah, já recebi o livro viu? pronta para virar a loka dos cupcake!

Kátia Giesen disse...

Oi Duda,

Sou cake design, e posso te garantir que vc vai longe menina!

Seu trabalho ficou limpo e com cara de profissional, parabéns!!!

Bjinhos

Duda Lima disse...

Ai Kátia,
que emoção! Vou usar suas palavras de incentivo e me dedicar mais!
beijinho

AMORnique disse...

Uau! Lindão e super convidativo!

Daniel silva costa disse...

Poxa ficou show parabéns, eu nunca usei pasta americana, estou querendo fazer um curso da harold mas o tempo não falta semana que vem vou fazer um pra festa no trabalho , será a 1° vez que usarei pasta america tomara que saia como o seu ficou perfeito....