quinta-feira, outubro 06, 2011

Esfirra de Queijo com Cenoura

Na hora que vi essa receita no blog Panelaterapia fui direto para a cozinha testar, essa receita prometia ser a melhor de todas para fazer salgados assados, além de ser prática, sem aquele descansa e sova das  outras massas! Realmente a massa é fantástica, superou as minhas expectativas, até o marido que não é chegado a massa tipo de pão comeu 3 esfirras!

A foto não ajuda, mas fiz de noite e só consegui salvar essa para fotografar!


Receita Massa:
  • 250g de farinha de trigo
  • 3/4 xícara de água morna (150ml)
  • 10 g de fermento biológico seco
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de café de sal
  • 1/4 xícara de óleo (50ml)
  • 1 gema (para pincelar)
Misture o óleo + açúcar + sal + fermento + água morna (não pode ser muito quente se não "mata" o fermento), em seguida acrescente a farinha aos poucos até soltar da mão, sove (só um pouquinho) em uma superfície com um pouco de farinha de trigo até a massa ficar lisa!

Não precisa deixar descansar a massa, pode fazer bolinhas, rechear e modelar as esfirras, pincelar com uma gema e levar ao forno pré aquecido a 180 graus até dourar!

Recheio:

  • 200g de queijo (usei minas meia cura , mas pode ser ricota)
  • 1/2 cenoura ralada
  • 1/2 xícara de uvas passas
Eu ganhei um queijo minas meia cura bem salgadinho, por isso precisei usar as uvas passas para quebrar o sal, no caso de usar ricota é preciso temperar com sal, pimenta do reino e o que mais for do seu agrado! Pode variar o recheio, com carne, frango e por ai vai!

Rende 12 unidades médias


Simplesmente AMEI essa massa, vai ser minha massa de salgado assado de cabeceira, hehe!

3 comentários:

EU FAÇO MINHAS ESCOLHAS ! disse...

Dudinha, já copiei a receita, gosto de coisas práticas, e será que dá pra fazer pão recheado com esta massa???? sei lá mas meus pães andam uma negação embatuma, fica péssimo...
Bjocas

Gourmet e Gourmand disse...

Puxa duda, parece mesmo ótima essa receita da massa!
Parece que ficou mesmo uma delícia a sua esfirra :)
Um beijo, Queila

Duda Lima disse...

Francys,
dá para fazer pão recheado, é só abrir a massa, colocar o recheio que quiser e enrolar tipo rocombole, já testei!

Queila,
essa sem dúvida é aquela massa para falta de tempo, no momento é a minha preferida!

beijocas