sexta-feira, outubro 21, 2011

Biscoitinho de Limão

Invernou em Salvador, com isso nada melhor que ficar em casa e arrumar alguma coisinha para beliscar enquanto assiste TV (a minha pifou com essa mistura de chuva+ vento+ salitre, mas vamos lá), ou melhor, para um café com as amigas! Esses biscoitinhos são uma loucura de bom, e podem também ser uma ótima opção para dar de presente!





























Receita:
  • 2/3 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente (como sempre, usei com sal, hehe)
  • 2/3 xícara de açúcar
  • 1 ovo pequeno
  • 1 colher de chá de suco de limão
  • 2 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente)
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 2 colheres de sopa de raspas de limão (+ ou - as raspas de 2 limões pequenos)
Na batedeira bata a manteiga + açúcar + ovo + baunilha + 1 colher de sopa de farinha de trigo até virar um creme! Em seguida, acrescente o suco de limão  + as raspas de limão  e bata mais um pouco! Adicione  a farinha de trigo e o fermento peneirados, misture com uma espátula até a massa ficar homogênea! A massa vai ficar meio mole, principalmente se estiver calor, mas vai dar certo!

Envolva a massa em um plástico filme, achate um pouco e leve ao congelador por 15 minutos! Pre aqueça o forno a 180 graus e prepare muitas assadeiras (não precisa ser anti aderente, nem usar papel manteiga, a massa tem manteiga suficiente para não grudar!

Em uma superfície polvilhada com farinha, coloque um pouco da massa e abra com o rolo, corte os biscoitos no formato desejado! Caso sua massa esteja tão molenga que não dê para abrir e cortar, adicione mais farinha até conseguir abrir! Enquanto isso, guarde o restante da massa na geladeira e vá tirando aos poucos!

Disponha os biscoitos na assadeira e leve ao forno até dourar o fundo dos biscoitos!

Dicas: 
  • Nada de colocar biscoitos de tamanhos e formatos variados na mesma assadeira, pois eles terão tempos diferentes para assar!
  • Quanto mais fininho o biscoito mais crocante ele fica!
  • Ah, pode trocar as raspas e o suco de limão por laranja, tá?
Não é fácil trabalhar com biscoito amanteigado, principalmente se estiver calor (o que não é o meu caso hoje, só hoje), mas o resultado compensa!

5 comentários:

Renata disse...

Biscoitinho feito em casa é tudo de bom, né? E assim, num dia friozinho, com um cafezinho com as amigas, e com tanto capricho no visual... PERFEITO!

Simples Assim disse...

OI Duda,
Aqui também em Brasília a chuva não dá trégua.Acho que vou fazer esses seus biscoitinhos também.
Bj,
Lylia

Gourmet e Gourmand disse...

Poxa duda! Que chuva é essa heim! Por causa disso fiquei até resfriada!!!
Seus biscoitinhos me deram água na boca :P E de limão ainda... huuummm!
Um abraço, Queila

Duda Lima disse...

Quem fizer me conta se deu certo, ok?
beijocas

Mamma disse...

Oi Duda!!!
Ahh eu adoro receita de biscoito..é daqueles q despedaçam na boca?
Pois é, eu não troquei de livro não..eu vou fazer os 2! Só q as receitas do Panelinha eu vou postar só no outro blog..junto com a Cris q é quem tá fazendo (e escrevendo) junto comigo. O endereço é:
http://123testandoreceitas.blogspot.com/

Esse de pães eu vou fazer sozinha..estou esperando chegar (via correios) pra começar. :)

Beijos!!