quarta-feira, setembro 14, 2011

Scones de Queijo e Pimenta do Reino

Já fazia um tempo que tinha separado essa receita tirada do blog Technicolor Kitchen, mas até então não tive oportunidade de colocá-la em prática! Mas nada com uma grávida com fome em busca de um lanche rápido, essa receita atendeu perfeitamente as minhas necessidades!

Eu já tinha ouvido falar em scones, mas nunca tinha comido! Scone nada mais é que um pãozinho rápido, que usa fermento químico no lugar do fermento biológico, não precisa de descanso (o que é ótimo para um lanche rápido), pode ser doce ou salgado!




Receita:
  • 250g de farinha de trigo 
  • 30g de manteiga sem sal, gelada e em cubos 
  • 1 colher de sopa de fermento em pó 
  • 185ml de leite
  • 1 pitada de sal 
  • pimenta do reino moída na hora a gosto
  • 1 xícara de queijo ralado grosso (eu usei Prima Donna com Parmesão, mas pode ser mussarela, chedar...)
Em uma tigela misture (usando as mãos) a farinha + sal + fermento + pimenta do reino + manteiga até vira uma farofa. Por fim, adicione o leite e misture com uma espátula, se necessário acrescente um pouco mais de farinha para a massa soltar das mãos.



Abra a massa (com rolo) em uma superfície com farinha de trigo, polvilhe o queijos (ou os queijos), enrole como um rocombole e corte em fatias com + ou - 2 cm de espessura. Acomode em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno pré aquecido a 180 graus por aproximadamente 20 minutos ou até que dourem! Deixe esfriar em uma grade e se delicie com um bom café, chocolate, suco, refrigerante...

9 comentários:

EU FAÇO MINHAS ESCOLHAS ! disse...

Duda, nunca havia ouvido falar de scones, mas gostei da idéia de não ter que usar o fermento bilógico, as vees eu e le nos estranhamos kkk, o fermento químico em questão é aquele pra bolo né? Tipo pó royal...(pode falar marca ih..)
bjo

Pati Beatriz disse...

Duda, eu tenho uma receita parecida com essa sua guardadinha, para fazer um diz, mas eu nunca comi sconne, então não sei se vale a pena. Vendo o seu me deu vontade de arriscar!

Beijinhos

Clarice. disse...

Duda, na minha cabeça limitada scnone era somente doce (gosto muito dessa receita: http://ow.ly/6uHGn ). Ainda bem que você me apresentou essa maravilha pra lá de fácil. Adorei!

Beijo.

Gourmet e Gourmand disse...

Oi duda! Parece que seus Scones ficaram muito bons! Eu imagino como deve ser bom comê-los com um suco de fruta bem gelado :)
Um beijão, Queila

Duda Lima disse...

Francys,
o ruim do fermento biológico é que ele precisa descansar, já o fermento tipo Pó Royal® não pode descansar, é usar e levar ao forno!

Pati,
a massa do scone é bem neutra, o que dá o sar é o recheio, que pode ficar ao gosto do freguês!
Se puder dividi com a gente a sua receita!

Clarice,
estou com essa receita no desktop do meu computador aguardando uma oportunidade para fazer, você acredita?
É bom mesmo?

Queila,
eu estou super na fase "suco de frutas", chega fiquei com água na boa!

beijocas

Adriana M disse...

Oi Duda,
deve ser muito bom esses Scones!
Bjs
http://batalhagourmet.blogspot.com

Mamma disse...

Que paezinhos mais bonitinhos!
Ficaram tão bons quanto parecem?

Duda, esqueci de dizer isso no post, mas fica gorduroso sim! Se eu fosse comer sem saber o quem tem dentro eu juraria que tem manteiga ou óleo… mas tudo isso é resultado da gordura que se solta do creme de leite e do parmesão.

Mas é bom, né? Como quase tudo q leva gordura. :)

Beijos!!

Clarice. disse...

Fiz com uva passa para tentar manerar no açúcar, mas com chocolate deve ficar bem melhor!

Beijo.

Mamma disse...

Ahhhhh
Eu quase fiz esse pão semana passada, ele está na metade das receitas q ficaram pra mim!

Estou curiosa pra ver como ficou o seu. =)

Beijoooo