terça-feira, setembro 20, 2011

Pão integral com Alecrim - o melhor de todos os tempos

Acho que já deu para perceber que eu sou doida por pão, ainda mais depois que descobri que fazer seu próprio pão não é nenhum bicho de sete cabeças! Até então nunca tinha me arriscado pelo mundo do pão integral, tinha medo de sair duro e ter que jogar fora. Acabei de perder esse medo!



Essa receita veio do blog Panelinha, o que mais me encantou foi a idéia de não só usar o alecrim só na massa, mas também fazer uma infusão (tipo um chá) com o alecrim na água morna, o que resulta em um sabor mais uniforme e suave por todo o pão! Dessa vez não mudei nadinha da original




Como voltei a fazer dieta, precisava de uma receita de pão integral boa e com poucos ingredientes (diga-se, poucas calorias), essa se encaixou perfeitamente as minhas necessidades!

Receita:
  • 2 ramos de alecrim (+ ou - 2 colheres de sopa)
  • 1 xícara de chá de água morna (não pode ser fervendo se não "mata" o fermento)
  • 2 xícaras de farinha de trigo branca
  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 10g de fermento seco para pão (um sachê)
  • 3 colheres de azeite de oliva
  • óleo de canola para untar (ou  azeite)
  • 1 colher de chá (rasa) de sal
Faça uma infusão/chá com um dos ramos de alecrim e a água, levando ao fogo até ferver. Retire o alecrim e deixe esfriar um pouco a água antes de usar.

Em uma vasilha grande, misture as farinhas, o fermento e o sal. Acrescente o azeite e a água e incorpore até soltar das mãos (se preciso, use mais água ou farinha aos poucos). 

Em superfície enfarinhada, sove a massa por alguns minutos até a massa ficar lisa e elástica. Faça uma bola, pincele com o óleo ou azeite e deixe descansar coberta com um pano de prato limpo por aproximadamente 1 hora (costumo deixar dentro do forno desligado)!

Após o descanso, leve a massa para uma superfície enfarinhada, abra a massa e salpique o restante do alecrim, sove a massa até que o alecrim seja distribuido uniformemente. Modele o pão em formato ovalado (ou no formato que desejar, o pão é seu), transfira a massa para um assadeira, pincele o óleo/azeite, cubra e deixe descansar por 30 minutos.

Asse em forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente 30 minutos ou até que esteja dourado. Uma dica excelente do blog é bater no fundo do pão, se fizer barulho tipo como se estivesse batendo em uma porta, tipo som de oco, está bom!

Depois de assado, deixe o pão esfriar sobre uma grade!



5 comentários:

Adriana M disse...

Oi Duda,
esse pão fica com gosto de ervas? Parece bem macio!
Bjs
http://batalhagourmet.blogspot.com

Duda Lima disse...

Adriana,
achei o sabor bem suave, talvez porque tenha usado dois ramos pequenos de alecrim, mas pode usar outras ervas ou até mesmo fazer sem ervas!
beijocas

Gourmet e Gourmand disse...

Oi duda!
O seu pão está me pedindo para comê-lo. Por favor diga a ele que ele pertence a você hehehe!
Parece ter ficado bem macio mesmo :)
Um beijo, Queila

Marcia Almeida disse...

Oi Duda,

Você usou alecrim fresco ou seco? Parabéns pelo blog! É um dos meus favoritos!
Bjs
Marcia

Duda Lima disse...

Queila,
ficou mesmo macio, acredito que ter pincelado com azeite diversas vezes ajudou a manter a umidade!

Marcia,
que coisa boa saber que você gosta do blog! Usei alecrim seco, mas pode usar fresco também!

beijocas