quarta-feira, agosto 03, 2011

Rocombole de Chocolate com Doce de Leite

Eu lembro daquele rocombole que depois de assado ele ia para um pano de prato úmido e polvilhado com açúcar, para depois de recheado (geralmente com goiabada, bem anos 80) ser enrolado! Essa foi a primeira vez que fiz um rocombole, sempre me assustou a idéia de enrolar esse bolinho e ver ele se quebrar todinho, mas para a minha surpresa deu super certo! 


A receita dessa massa aprendi no Curso de Confeitaria do SENAC, mas até então não tinha testado em casa, porque toda vez que lembrava do curso ficava enjoada! É que durante o curso eu já estava grávida e não sabia, costumava associar o enjôo  aos aromas e sabores das delícias que aprendemos por lá, quase não experimentei o que fazíamos!

No curso o rocombole foi recheado com chantily e cerejas, como eu não tinha nenhum dos dois em casa, ataquei de doce de leite em pasta e damasco seco! Na verdade o damasco poderia ser substituído por nozes picadas, ou simplesmente deixar apenas o doce de leite! A massa é um pão de ló de chocolate, fica super fofinha e com um sabor bem suave, que não interfere muito no recheio!

Peço desculpas por colocar as medidas em gramas, mas confeitaria é bastante preciso, um pouquinho a mais, um pouquinho a menos interfere no resultado final! Aqui tem uma tabela de conversão de medidas!

Receita:
  • 4 ovos
  • 125g de açúcar
  • 100g de farinha de trigo
  • 25g de chocolate em pó
Bata na batedeira os ovos e o açúcar na batedeira até dobrar de volume ( 5 a 10 minutos)! Adicione a farinha e o chocolate em pó (peneirado) e misture delicadamente com um fouet!

Coloque a mistura em uma forma retangular forrada com papel manteiga (ele vai ajudar a enrolar o rocombole sem quebrar), leve ao forno pré aquecido a 180 graus por 20 a 30 minutos!

Deixe esfriar um pouco, recheei ainda morno e enrola com cuidado. O papel manteiga é uma mão na roda nessa hora! Decore como desejar!



Recheio:
  • 1 lata de doce de leite em pasta (usei o da Itambé e gostei bastante da consistência e do sabor)
  • 1 xícara de damasco seco picado


6 comentários:

Adriana M disse...

Oi Duda,
adorei a receita, e parece bem fácil de fazer!!!! O bom é que pode colocar vários recheios!!!
Bjs
http://batalhagourmet.blogspot.com

Gourmet e Gourmand disse...

Ai, para, para, que delícia é essa menina :) HHUUMM!!!

Morena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Morena disse...

Amo rocombole!!!! Confesso que prefiro com recheiro de goiabada, mas essa mistura doce de leite com damasco deve estar perfeita!!! O Rocombole com recheio de goiabada em Recife chama-se bolo de rolo. Toda vez que vou para lá tenho que trazer um para Salvador, hehehehehhe... Como vivo na ponte a área SSA-RE, já viu só, bolo de rolo toda hora!!!

duda lima disse...

Eu AMO bolo de rolo, mas não sei se tenho coragem de fazer, parece muito delicado!
=)

Pati Beatriz disse...

Ai que pecado... bolo de chocolate com doce de leite!!! E tem combinação melhor? Eu adoro, ainda bem que na minha casa não tem isso todo dia hahahaha


Beijinhos