segunda-feira, agosto 29, 2011

Muffin de Calabresa

Eu não sei se já comentei, mas tive uns contratempos na faculdade, o que junto com o nascimento de Francisco me fez trancar o semestre! Fiz isso com uma dorzinha no coração, porque gastronomia é minha cachaça e estava adorando o curso! Mas quem disse que preciso me afastar da cozinha porque não estou na faculdade?



Tenho aproveitado alguns cochilos do filhote para me inteirar do mundo gastronômico, seja visitando blogs, comunidades no facebook ou lendo revistas especializadas! Ah, cozinhando e atualizando o blog também! Entre as revistas que tenho lido está a Gula (quero a assinatura), foi de lá que tirei a idéia desse muffin, que na revista era de azeitonas com cebola roxa, como eu não tinha nenhum dos dois, ataquei de calabresa mesmo!

Esse muffin é super fácil de fazer, nem precisa de batedeira, para aqueles dias que dá uma vontade de um lanchinho, algo salgado para alegrar a tarde ou substituir o jantar!

Receita:
  • 125g de farinha de trigo
  • 75g de farinha de trigo integral
  • 1 colher de sopa de açúcar cristal ou demerara
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de café de sal
  • 1/2 pimenta dedo de moça sem semente
  • 1 colher de chá de pimenta calabresa (eu não usei, é opcional)
  • 2 ovos
  • 125 ml de leite
  • 1 xícara de calabresa picada
  • 1/2 cebola picada
  • noz moscada a gosto
  • pimenta do reino moída a gosto
Em uma panela frite a calabresa e a cebola (não usei óleo, só adicionei 2 colheres de água para ajudar a fritar na gordura da própria calabresa), reserve! Em uma vasilha ou bowl misture os ovos + leite + açúcar + sal + azeite, adicione as farinhas de trigo, o fermento, as pimentas e noz moscada, por fim incorpore a calabresa! A massa é bem grudenta!


Encha 2/3 das forminhas e leve ao forno pré aquecido por + ou menos 20 minutos ou até dourar levemente! Não tem forminha de papel? Vai de papel manteiga, dá super certo!

4 comentários:

Lali Souza disse...

Oxe. Babei e vou fazer!

duda lima disse...

Lalli,
faça e me conte, é muito fácil!
bjoca

Gourmet e Gourmand disse...

Oi duda! Não sabia que você fazia faculdade de gastronomia! E aí é legal mesmo? Você indicaria?
Acho essa idéia de muffins salgados muito legal e diferente! Eu concerteza experimentaria o seu :)
Um abraço, Queila

duda lima disse...

Queila,
indico sim a faculdade, acho que dá um suporte teórico grande e um pouco de prática, fora os contatos que se faz, né?
O curso é curtinho, apenas 2 anos!
Se puder associar a faculdade com um curso de cozinheiro do SENAC (como você já tem), é meio caminho andado para ser um bom profissional!
beijocas