sexta-feira, julho 08, 2011

Torta de Maracujá com Chocolate

Finalmente eu parei para escrever a receita dessa torta que fiz para o Chá de Francisco, precisei do empurrãozinho de uma pessoa que me pediu a receita, aproveitei para poder postar aqui também!

Essa é uma variação da Torta de Limão, mas nesse caso temos a combinação do azedinho do maracujá com o sabor marcante do chocolate meio amargo!


Essa foi a única foto que consegui tirar, porque quando me dei conta ela já tinha terminado!

Ela parece meio complicada, cheia de etapas, mas são etapas fáceis de serem executadas e o resultado vale a pena!

Massa:
  • 1 xícara de manteiga (usei manteiga com sal, pois gosto da massa levemente salgada para contrastar com o doce do creme, mas pode ser sem sal)
  • 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo (pode precisar de mais ou menos, dependendo do tamanho do ovo)
  • 1 ovo inteiro

Acrescente todos os ingredientes em uma vasilha e misture até a massa virar uma bola e desgrudar das mãos (é tipo uma massa de empada)! Enrola em filme plástico e leve a geladeira!

Receio:
  • 2 latas de leite condensado 
  • 1 lata de creme de leite com soro 
  • 1/2 xícara de suco de maracujá (Pode colocar uns 50ml a mais, caso queira mais azedinho. Usei suco concentrado, aqueles de garrafa, se for suco natural é preciso usar em meior quantidade, o que pode deixar o creme mole.)

Misture tudo e reserve!

Ganache de Chocolate
  • 1 tablete de chocolate meio amargo (160g) 
  • 1 caixinha de creme de leite (200g)


Derreta o chocolate m banho maria e acrescente o creme de leite, ou esquente o creme de leite e jogue sobre o chocolate picado até derreter, misture até ficar homogêneo!

Montagem: 

Em uma forma de fundo solto ou aro removível (com aproximadamente 20cm de raio) forre o fundo e a lateral com a massa! Faça furos com o garfo e leve ao forno pré aquecido (180 graus) por aproximadamente 20 minutos! Despeje o recheio sob a massa pré assada, e volte ao forno por mais uns 20 minutos, apenas para cozinhar levemente o recheio!

Deixe esfriar, cubra com o ganache e leve a geladeira até a hora de servir!

Decore com chocolate ralado ou lascas de chocolate, finalize com chocolate em pó peneirado!

3 comentários:

Mônica Suñer disse...

Duda, por favor, comece a dar receita de giló ou coisas assim ruins, rsrsrs. Vou engordar mais ainda!! Você é sortuda morando num lugar sempre quentinho... Aqui estamos congelando, só mesmo com calefação! Bjs

duda lima disse...

Mônica,
aqui no verão é bem quente, só ar condicionado salva!

bjinho

Catarine Heiter disse...

Eu amo essa combinação de maracuja com chocolate... morango com chocolate tambem .. humm.. sou fã... mas torta assim nao arrisco fazer nao... cozinhas ainda nao é meu forte! Me especializei somente em comer..rs

www.mastigandoemsalvador.blogspot.com