segunda-feira, julho 11, 2011

Brigadeiro

Digo logo que não perdi a noção, nem fiquei doida de querer ensinar ninguém a fazer brigadeiro!

É o seguinte, desde que começou essa onda de brigadeiro gourmet eu nunca tinha me aventurado por essas praias, continuava fazendo me brigadeiro com chocolate em pó (que já é mais chique que o bom e velho Nescau®)! Achava improvável usar um tablete de Lindt® ou Callebaut® para fazer brigadeiro (chocolates que custam uma bagatela para virar brigadeiro) e acho que assim será por algum tempo!


Ok que eu não queira gastar uma grana com chocolate belga ou suiço para fazer alguns brigadeiros para a sobremesa, mas dá para usar um pedaço de chocolate meio amargo (Garoto, Nestlé ou outra marca que seja) para fazer um brigadeirinho mais bacana, né? E assim foi!  O resultado foi um brigadeiro macio, com um leve amarguinho do chocolate meio amargo, diferente dos brigadeiros de aniversário! 

Mas também quero deixar claro que o brigadeiro de Nescau® tem seu lugar ao sol, de preferência sem usar manteiga para ficar bem puxa-puxa, daqueles que colam no dente, com gosto de infância!

Receita (?):
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 100g de chocolate meio amargo (pode ser ao leite também)
Faz que nem brigadeiro comum, junta tudo na panela (se quiser pode picar grosseiramente o chocolate), leva ao fogo mexendo por aproximadamente 10 minutos, até o brigadeiro soltar do fundo da panela! Espera esfriar e enrola! 

Pode usar raspas de chocolate, chocolate em pó ou granulado para decorar! Eu nem sei ao certo porque escolhi granulado, mas hoje faria com alguma das outras duas opções. O chocolate granulado comum é hidrogenado e não tem um sabor tão agradável!


No blog Prato Fundo ele explica um pouco sobre os diversos tipos de chocolate, marcas e afins! Vale dar um olhadinha!

5 comentários:

Anakoelho disse...

Mto bom brigadeiro de todas as maneiras...mas com chocolate meio amargo e creme de leite pra diminuir o doce fica mto bom também experimente...
Boa noite ótima semana.

Ah...parabéns pelo blog gostei mto.

duda lima disse...

Oi Ana,
pode deixar, o próximo passo é experimentar com creme de leite!
=)

Catarine Heiter disse...

Assim como vc, ainda nao experimentei fazer esses brigadeiros diferentes... quem sabe agora ne?

RAMON(ES) disse...

Brigadeiro é vida!

duda lima disse...

Ramon,
preciso concordar com você, o que seria de uma festa infantil sem brigadeiro?
"Brigadeiro é vida!"
hehe