quinta-feira, junho 30, 2011

Pão com Presunto (tipo) Parma

Francisco continua quentinho e seguro na minha barriga, enquanto eu estou bem cansada, qualquer saidinha de casa já me deixa exausta, dormir não é mais tão prazeroso como antes (não tem posição confortável) e o tempo parece que não passa (acho que é a ansiedade de ver a carinha dele)! 

É dentro desse contexto que surgiu esse pão. Eu queria comer pão, mas estava morta de preguiça de sair para comprar, pensar em colocar uma roupa me dá calafrios (atualmente poucas roupas andam cabendo em mim, bermuda e short nem pensar), descer e andar até uma padaria completa o caos. Mas apesar de toda a preguiça, arregacei as mangas e fui para a cozinha fazer um pãozinho caseiro para o café.

Precisava de uma recita fácil e já testada, não queria correr riscos, queria era comer pão!


Não pincelei o pão com ovo e ele ficou branquelinho!




Receita:
  • 1 sachê (10g) de fermento biológico para pão 
  • 1 copo de leite morno 
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de açúcar 
  • 1/2 xícara de óleo 
  • 1 ovo
  • 500g de farinha de trigo (+ ou -)
  • 100g de presunto tipo Parma
  • 1 ovo batido para pincelar (recomendo)
  • gergelim para decorar (opcional)

Fiz uma misturinha com o fermento + açúcar + 1/3 do leite + um pouco de farinha de trigo, para o fermento começar a agir e, deixei descansar por 5 minutos.

Adicionei a essa mistura, o ovo + óleo + o restante do leite  morno + sal, em seguida acrescentei farinha de trigo até soltar das mãos. Deixei a massa descansar por 30 minutos, em uma vasilha coberta com um pano!

Dividi a massa em duas, pois queria dois pães de tamanho médio, acho que assa melhor! Abri a massa com as mãos, de forma irregular e espalhei o metade do presunto em lascas sobre metade da massa. Fechei como um rocombole e deixei descansar em uma assadeira, coberto por um pano, por mais 20 minutos. Levei ao forno pré aquecido a 180 graus por 20 minutos ou até corar em cima e dourar em baixo do pão!

Apesar do presunto de Parma ser bem salgadinho, o sabor ficou agradável, o mais importante foi que matei minha vontade e garanti pão para mais uns 2 dias!

Rende 2 unidades de + ou - 30 cm!

3 comentários:

Mônica Suñer disse...

Duda, a casa anda a passos de tartaruga... Você fez o pão porque estava com preguiça, imagine o dia em que estiver super mega disposta... Me chama que vou experimentar todas as suas criações, rsrsrs. Esse final de gestação é chatinho mesmo, eles pressionam as veias da virilha, batem na boca do estômago, é uma beleza atrás da outra, mas aproveite bem, até mesmo essas coisas chatinhas, que depois vai te dar uma saudade... Bjs, fiquem bem.

Catarine Heiter disse...

Duda, estaremos te esperando!!!!

Falei ao meu noivo sobre a sua aventura e ele ficou empolgado!!!

bjbj

Gourmet e Gourmand disse...

Puxa Duda! eu sei bem como é isso! Uma vez queria comer bolo de banana e já viu né! o resto você deve imaginar, pois lá em casa tinha banana hehehe
Nossa que tinham dias que meu Cadu só me deixava dormir apatir das 3 da manhã...
um abraço