segunda-feira, junho 27, 2011

Delícia de Abacaxi - Boas Lembranças

Essa sobremesa tem gostinho de infância, minha tia Milza (minha tia avó, mais avó que tia) costumava fazer para mim! Só tenho boas lembranças dela, do suco de laranja com cenoura e beterraba (que só ela conseguia me fazer tomar para "combater" minha anemia), seu bife acebolado com batatas (que ninguém nunca conseguiu fazer igual), da ambrosia amarelinha (que nenhum de nós aprendeu a fazer), a frigideira de siri catado, o bolo de baunilha (um bolinho simples, mas com sabor único)... Ela sempre foi uma cozinheira de mão cheia, com muita simplicidade e muito amor! 

Fora da cozinha, lembro de um dia em que eu estava com dor de ouvido e ela passou a noite inteira do meu lado, esquentando um paninho no ferro para colocar no meu ouvido. Não sei ao certo o objetivo do paninho quente, mas nunca esqueci dessa cena de carinho! Sem dúvida ela me ajudaria bastante com a chegada de Francisco!



Voltando a Delícia de Abacaxi, apesar de ter 3 camadas, é bem rápido e fácil de fazer!

Doce de Abacaxi:
  • 1 abacaxi grande (ou 1 e 1/2) picado
  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de água
Faça uma calda com o açúcar e a água (só deixar o açúcar derreter), acrescente o abacaxi e deixe cozinhar por 20 minutos. Reserve!

Creme:
  • 3 xícaras de leite
  • 1 xícara de açúcar
  • 3 gemas
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • uma pitada de sal
Junte todos os ingredientes, leve ao fogo até virar um creme consistente. Reserve!

Cobertura:
  • 3 claras
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 1 lata de creme de leite sem soro (ou 1 caixinha)
Como não devemos comer ovo cru, ponha as claras em banho maria por 3 minutinhos, sempre mexendo. Bata as claras em neve (pode ser quente mesmo), adicione o açúcar e por fim o creme de leite!

Montagem:
Em um refratário ponha o doce de abacaxi, o creme e por último a cobertura! Leve ao congelador e tire uns 10 minutos antes de servir!

Uma idéia é usar taças para porções individuais!

Nenhum comentário: