terça-feira, junho 21, 2011

Bolo de Aipim

Sempre achei que fazer bolo de aipim fosse o fim do mundo, até me bater com essa receita de liquidificador e entender que é possível fazer um bolo gostoso, sem aquela trabalheira e principalmente sem sujeira. Claro que o bolo feito com o aipim ralado, com coco fresco ralado, com leite de coco feito em casa é um luxo, mas não combina comigo, muito menos com esse blog.



Eu acredito que se posso comprar aipim descascado (no mercado vende em saquinho, pronto para cozinhar, assar...), coco ralado (não me imagino quebrando casca de coco e ralando junto com dedo, no caso, meus dedos), leite de coco de garrafinha (porque para fazer o leite de coco eu preciso ralar o coco, nem rola)... Não vou levar 4 horas preparando um bolo que posso fazer em 20 minutos, né?

A idéia do blog é atender as necessidades de quem trabalha, cuida da casa, da família (pode ser família felina e canina também) e ainda se aventura na cozinha. Não tenho pretensão de ensinar "alta gastronomia" (inclusive porque nem sei, hehe), aqui só aparecem receitas possíveis!

Receita:

  • 1 kg de aipim descascado e picado 
  • 200ml de leite de coco
  • 200ml de leite
  • 1 colher cheia de manteiga
  •  2 xícaras de Açúcar
  •  3 ovos
  • 50 g de coco ralado
  •  1 colher de chá de sal


Abra o aipim ao meio e tire uma fibra que fica dentro, em seguida pique o aipim para facilitar na hora de bater. Bata tudo no liquidificador, leve no forno pré aquecido a 180 graus, por 45 minutos na assadeira de pudim ou aproximadamente 30 minutos caso use uma forma baixa! 

Particularmente eu prefiro forma de bolo comum (pode ser quadrada, retangular ou redonda), acho que o bolo assa melhor e fica uma douradinho, uma delícia! Também gosto de cortar em quadradinhos, fica um charme na hora de servir!

Como estava com minha ajudante no dia desse bolo, ao dar as costas, ela colocou na forma de pudim, ai já foi!

É bom untar a forma com manteiga, é que apesar da gordura do leite de coco e do coco ralado, o bolo leva pouca manteiga!

5 comentários:

Isabele disse...

Oi, Duda,

Seu blog e muito interessante. Vou experimentar esta receita de bolo de aipim. Nunca fiz um e acho que herdei de minha mae o sentimento de que nunca faria um bolo de aipim, pq seria dificil e teria que ralar coco, aipim e etc.

Descobri que em alguns lugares ai em Salvador e possivel comprar o coco e os vendedores ralam ele na hora numa maquina adaptada. super rapido, e da para usar o coco fresquinho, fazer leite e etc. Aqui em jequie encontrei em feiras livres a mesma maquina.

um abraco e muita luz para vc e seu francisco

isabele

duda lima disse...

oi Isabele,
faz o bolo e depois me conta se deu certo!
Acho que no Ceasinha do Rio Vermelho eles devem vender coco fresco ralado, mas nunca comprei!
beijinho

apartamento302 disse...

Oi Duda, sempre visito seu blog e copio as receitas para mim. Eu fiz esse bolo e deu super certo. Minha sogra e minha mãe não acreditaram que eu faria um bolo de aipim, já que elas acham bem trabalhoso. Eu achei bem prático, mas no lugar de cortar o aipim eu coloquei no multiprocessador, o que ficou ainda mais prático e ficou como se estivesse sido ralado. Uma amiga me indicou substituir o leite por leite condensado, pois fica ainda mais gostoso. Vou testar da próxima! Valeu a dica

duda lima disse...

Adoro conhecer visitantes anônimos!
A idéia do processador é ótima, deve deixar o bolo com pedacinhos, né? Dá para fazer o mesmo processo com o coco, processar e não ralar.
Infelizmente ainda não tenho um processador, mas vou anotar a dica!
Mas o melhor foi impressionar a mãe e a sogra de uma só vez, hehe!
beijo

duda lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.