sábado, maio 07, 2011

Torta de Limão

Faço essa torta desde sempre, acho que a primeira vez eu devia ser adolescente, lá nas minhas primeiras experiências na cozinha! O marido adora, é sua sobremesa favorita, mas dessa vez eu fiz para um colega de faculdade que fez aniversário essa semana! 

Nunca fiz esa torta sob tanta pressão! Dá para imaginar como é fazer algo para futuros gastrólogos experimentarem? Sem falar que o coordenador do curso também estaria lá (aff! Quase morro)! O importante foi que a velha e boa receita de torta de limão deu super certo, foi um sucesso de público e crítica (admito que fiquei envaidecida)!



Massa:
  • 1 xícara de manteiga (usei manteiga com sal, pois gosto da massa levemente salgada para contrastar com o doce do creme)
  • 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo (pode precisar de mais ou menos, dependendo do tamanho do ovo)
  • 1 ovo inteiro
Acrescente todos os ingredientes em uma vasilha e misture até a massa virar uma bola e desgrudar das mãos (é tipo uma massa de empada)! Enrola em filme plástico e leve a geladeira enquanto prepara o recheio e o merengue!

Receio:
  • 2 latas de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite com soro
  • 1/2 xícara de suco de limão
  • 1 colher de café de raspas de limão (Quando for raspar o limão não use a parte branca, porque amarga)
Misture tudo e reserve!

Merengue:
  • 4 claras 
  • 8 colheres de sopa de açúcar (colheres rasas)
  • 1 colher de café de raspas de limão
Leve as claras em banho maria por aproximadamente 3 minutos em temperatura média de 70 graus (o necessário para evitar a salmonela), mexendo sempre! Em seguida bata as claras em neve (pode ser ainda quente), por fim acrescente o açúcar e continue batendo até virar um merengue! Reserve!

Montagem:
Em uma forma de fundo solto ou aro removível (com aproximadamente 20cm de raio) forre o fundo e a lateral com a massa! Faça foros com o garfo e leve ao forno pré aquecido (180 graus) por aproximadamente 20 minutos!


Importante: não deixe a massa dourar, pois ela volta ao forno em um segundo momento e pode acabar queimando, deixe apenas assar de leve!

Despeje o recheio sob a massa pré assada, decore com o merengue e volte ao forno por mais uns 20 minutos, apenas para dourar levemente o merengue!

Deixe esfriar e leve a geladeira até a hora de servir!


Se eu tivesse um maçarico (um dia terei um maçarico para chamar de meu) poderia dourar o merengue, fica lindo! Mesmo com o maçarico, eu retornaria a torta ao forno, para firmar o recheio e assar um pouco mais a massa! 

4 comentários:

Lali Souza disse...

Mega me aventuro nos biscoitos e bolinhos, mas essas tortas com massa em volta sempre me pareceram uma responsabilidade muito grande! hehehe. Vou trabalhar minha coragem pra ver se rola! rs rs

Ficou linda!

Beijos

duda lima disse...

Lalli,
a gente começa com os bolinhos e vai se arriscando em novas empreitadas! Para mim, pior que torta de limão é fazer bolo cheio de recheios e decorações!
bjo

Morena disse...

Amo torta de limão!!! Ah, eu fiz um docinho de maracujá... pena quee squeci de tirar a foto para você ver os meus dotes, hihihihiih...

Mônica Suñer disse...

Gente, onde vou conseguir uns docinhos à essa hora da madrugada? Fiquei com água na boca! Parabéns, ficou linda :)