terça-feira, maio 10, 2011

Quindim

Eu andava louca por um quindim e quando fiz a torta de limão vi uma excelente oportunidade de tentar fazer um, pois nunca tinha me aventurado nas terras dos quindins! Com todas aquelas gemas abandonadas na minha geladeira decidi tentar! 

Peguei umas 3 receitas e fiz um mix, uma tinha açúcar de mais (cortei pela metade), outra muito leite de coco (achei que não fosse dar certo),  a terceira tinha farinha de trigo (achei melhor não), por fim terminei nessa daqui!



Receita:
  • 8 gemas
  • 1 ovo inteiro
  • 100 ml de leite (eu não tinha leite de coco)
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar
  • 50g de coco ralado (eu usei de saquinho)
Peneire as gemas e o ovo, mas não pode passar a colher pela peneira, se não você empurra a película da gema (que é o que faz a comida ter cheiro de ovo), deixe as gemas passarem tranquilamente pela peneira, sem pressa!

Misture todos os ingredientes com um garfo ou fouet, despeje em uma forma com furo no meio (tipo de bolo ou pudim), a forma precise ser untada com manteiga e polvilhada com açúcar, cubra com papel alumínio! Leve ao forno pré aquecido (180 graus) em banho maria por 40 minutos!

Após os 40 minutos, retire o papel alumínio e retorne ao forno por mais ou menos 30 minutos ou até dourar o coco! Não adianta enfiar um palito para ver se ficou pronto, pois o quindim é cremoso e engana!

Deixe esfriar e desenforme!

Quindim é um doce bem doce, né? Mas também é um doce bem bom! Então, coma um pedacinho por vez e seja feliz!

6 comentários:

ROSANGELA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ROSANGELA disse...

Oi Duda, já acompanhava o psicodegenerativa, mas agora, o que já era bom ficou melhor...gostei no novo layout. Achava meio estranho um blog com este nome falando de comida...mas, o que importa é o conteudo, certo?
To te seguindo...
Sorte nesta nova caminhada.
Bjokas

Paula disse...

é o doce preferido de meu papis lindo. vou tomar coragem e fazer pra ele. já tenho fogão! =)

duda lima disse...

Oi Rosângela,
que bom que gostou do novo blog!

Paulinha,
tenta fazer para o seu papis, é fácil, só precisa ficar ligada no tempo do forno!

bjocas

Mônica Suñer disse...

Duda, adorei o novo design! Sabe que meu caderninho de culinária está ficando bem gordinho, graças à você! Confio no seu paladar, rsrsrs. Quanto ao rato, ninguém merece... e hoje está tendo balada, pelo barulho, está animada. O pior é que tenho medo de jogar veneno e o infeliz morrer em um local que não consigamos acessar. Respire, respire, rsrsrs. Bjs

Rita Bartolo Artesanato disse...

Oi Duda !! Acho seu blog muito legal. Tbm achava estranho o nome do blog, mas foi justamente o nome que me despertou curiosidade em conhece-lo. E apesar de não entender, amei!!. Parabéns pela cara nova, ficou lindo.
Bjs e sucesso.