sábado, maio 21, 2011

Cheesecake de Cassis - por Valberto

Essa receita não é minha (nem testei ainda), mas confio tanto no talento do meu amigo Valberto que decidi postar mesmo assim! Preciso agradecer a ele por ter me permitido dividir com vocês essa delícia!

Fez tanto sucesso que só consegui tirar essa foto, antes de servir!

Massa:
  • 350 g de biscoito maisena triturado
  • 200 g de manteiga sem sal
Junte a manteiga, aos poucos, aos biscoitos triturados, misturando e amassando até que se transforme em uma farofa. Estará pronta quando, ao ser apertado na palma da mão, ela faz um bolinho que quebra. Coloque e uma forma de aro removível, comprimindo a farofa nas bordas e no fundo da assadeira, de modo a não deixar a massa muito fina, assim evita que ela de quebre, ao ser retirado.

Recheio
  • 1 1/2 xícara de açúcar 
  • 230 g de cream cheese 
  • 300 g de ricota peneirada
  • 2  ovos 
  • 2 gemas 
  • 200 ml de creme de leite
  • 1 xícara de nozes picadas
Coloque numa batedeira, o açúcar e cream cheese e bata até que se transforme em uma massa homogênea. Junte a ricota, os ovos inteiros e as gemas, continue batendo. Acrescente o creme de leite. Por ultimo, já fora da batedeira, acrescente as nozes.

Ponha o recheio sobre a massa e leva ao forno pré aquecido (180 graus) por 40 minutos ou até a massa assadar (depende do forno).


Cobertura:
  • 300 mg (potinho) de geléia de cassis (use da sua preferência)
  • 60 ml de água
  • Três colheres (sopa) de licor de cassis
Junte a geléia de Cassis e a água numa panela e leve ao fogo baixo, deixe ferver, acrescente o licor e deixa ferver mais um pouco, (5minutos). Coloque por cima do recheio e leve a geladeira.

Essa torta fica um absurdo de gostosa, o recheio é super leve e contrasta com o azedinho da geléia de cassis!

Agora o meu pitaco: não deixe de fazer o cheesecake por não ter a geléia de cassis, acho que também ficaria bom com uma geléia de amora, cereja, morango... Ah, as nozes são um up no recheio, mas se não tiver eu acho que não vai interferir negativamente! Improvise!

Nenhum comentário: