terça-feira, maio 03, 2011

Biscoito de Chocolate

Na hora que vi essa receita no blog Nem a vó fazia eu surtei! Estava louca por uma receita de biscoitos e essa caiu como uma luva para as minhas necessidades! 




Receita:

  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo (a receita original usa apenas 1 xícara, mas como Salvador é muito quente, eu achei que a massa ficou meio grudenta, por isso adicionei mais farinha de trigo até a massa desgrudar da mão)
  • 1/4 de xícara de chocolate em pó
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • uma pitada de sal
  • 100g de chocolate meio amargo
  • 3 colheres de sopa de manteiga (na receita original pede sem sal, eu usei com sal e funcionou)
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo
  • 1 ovo grande
Mistre todos os ingredientes secos e reserve. Derreta o chocolate + a manteiga + o açúcar em banho maria, deixe esfriar! Acrescente o ovo a mistura (quando fria) e bata na batedeira em velocidade baixa até ficar homogêneo (5 minutos)! Misture os ingredientes secos até desgrudar das mãos (se necessário acrescente um pouquinho mais de farinha de trigo)!

Deixe a massa descansar na geladeira por uns 20 minutos embalada em filme plástico (como estava quente eu deixei 30 minutos na geladeira)!

Pré aqueça o forna a 180 graus! Forre uma bancada com papel manteiga e abra a massa com um rolo  (precisei polvilhar a massa com farinha de trigo, pois estava grudando no rolo)! A espessura depende do seu gosto, quanto mais fininho o bisoito mais crocante ele fica, caso prefira mais fofinho deixe um pouco mais espesso (eu fiz dos dois tipos para testar)! Corte com o cortador de sua preferência e ponha em uma assadeira anti aderente ou forrada com papel manteiga! Leve ao forno por 7 a 10 minutos se seu biscoito  for mais fininho, ou 10 a 15 minutos se for mais grossinho!

Não esqueçam de não misturar diversos formatos de biscoito em uma mesma assadeira, pois cada um terá um tempo de forno diferente de acordo com o seu tamanho!

Ao tirar do forno, deixe esfriar em uma grade, para secar por igual e não ficar mole!


Um mar de biscoitos de chocolate


No Blog Nem a avó fazia, Luanda decorou seus biscoitos com glacê real, ficaram uma fofos!

Decorei esses toscamente só para fazer graça!

Eu AMEI esses biscoitinho, um sabor delicioso de chocolate com açúcar na medida certa (não muito doce) e o cheiro do biscoito assando é divino! Até imaginei Francisco levando desses biscoitos para a escola!

11 comentários:

lubisco disse...

PQP, Maria Eduarda! Eu sou um Vigilante. Assim vc me acaba!
rs

SILVANA disse...

no dia que eles chegaram aqui em casa, foi rapidinho a 'devorança'! Vini reclamou que só veio um Homem-Biscoito pra ele! hehehe

Paula disse...

tô me sentindo no poder por ter comido este também. delícia mesmo, Duda! tem toda razão: chocolate e açucar na medida certa, simples, agradável, crocante por fora, macio por dentro.
(vou ter fogão de verdade agora, quem sabe não comece a tentar??)

duda lima disse...

Lubis,
estou de "férias" do vigilantes, ou melhor, estou solta na buraqueira, hehe!

Opa! Estou na torcida para ver Paula na cozinha!

Sil,
em breve faço uma fornada de homem-biscoito para Vini!

Dani disse...

Dudaa..vc tem um cortador de biscoitos do bonequinho da Vivo? ehehehe

Muito prática a receita!! :D

Beijoss

Dani
http://pordanigarcia.blogspot.com/

Dani disse...

Ahh nunca perguntei..como foi a viagem pra Buenos Aires?? conseguiu encontrar lojas baratas??

Bjimm

Lali Souza disse...

Menina, que coincidência é essa? Entrei aqui pra pescar alguma receita de biscoito e/ou cookie pra estrear os cortadores lindos que ganhei no seu kit e olha o post!!!!!!

chega me emocionei. hehehhe

pena que não tenho todos os ingredientes em casa agora, mas vou testar qqer dia, com certeza.
:)

bjocas!

Lali Souza disse...

Achei escondida uma barra de chocolate amargo, descobri o que era bicarbonato de sódio (hihihihi) e troquei o açúcar mascavo (o daqui de casa acabou) pelo branco normal e fiz os biscoitinhos! matei a vontade de inaugurar os cortadores e os biscoitos ficaram uma DELÍCIA!!!!!
o pessoal aqui mega aprovou.
=]

bjobjobjo

nemavofazia disse...

Eba eba!!

Esses biscoitos são totalmente incríveis, eu avisei!!
Bendita seja a querida Martha Stewart =)

Eu fiz também uma receita de biscoitos apenas de baunilha, ficaram deliciosos e com gostinho de quitute caseiro!

Mônica Suñer disse...

Duda, ficaram lindos!! Preciso urgentemente comprar uma grade!! Francisco terá, com certeza, os melhores lanches da escola, rsrsrs. Bjs

duda lima disse...

Lali,
bom saber que a receita deu certo!

Luanda,
suas receitas são ótimas, preciso testar mais delas!

Mônica,
a grade faz toda a diferença na textura dos biscoitos, eles secam com igual, não ficam molegos!