sexta-feira, abril 22, 2011

Trufas de Chocolate Nestlé

Essa receita saiu da Revista Nestlé de março, super prática e gostosa de fazer, é um excelente substituto para os caros ovos de páscoa, sem falar que vira um presentinho personalizado! Ainda dá tempo de fazer!

Hummm!

Antes de começar o preparo, vou falar que essa trufa é bem amarguinha, para o meu paladar, que adora chocolate meio amargo, é ótimo! Mas como sei que nem todo mundo é fã de chocolate meio amargo, eu recomendo usar 1 tablete de meio amargo + 1 tablete de chocolate ao leite ou ainda 2 tabletes de chocolate ao leite (para os loucos por doces)!

Receita:
  • 1 lata de creme de leite com soro
  • 2 tabletes de chocolate meio amargo (340g, 170 cada tablete)
  • 1 xícara de chocolate em pó
  • 2 colheres de sopa de manteiga (a receita pede 1/2 xícara, achei muito)
  • 2 colheres de sopa de conhaque ou uísque (usei vinho do porto que era o que tinha em casa, mas pode ser um licor de laranja ou menta!)
  • 1 xícara de chocolate em pó para envolver as trufas
Em um refratário, aqueça o creme de leite e adicione o chocolate picado, em banho maria. Misture bem até derreter completamente e virar um creme homogêneo. Retire do fogo e incorpore 1 xícara de chocolate em pó! Acrescente a manteiga e o conhaque, misture até ficar homogêneo. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira por 12 hs (na receita original pede 24 hs).

Modele as bolinhas com o auxílio de 2 colheres, boleie e passe no chocolate em pó!

Eu fiz bolinhas do tamanho de brigadeiro, fica mais delicado! 

Dicas:
Como Salvador é quente e úmida, eu usei 400g de chocolate, isso porque o dia não estava muito quente! Caso esteja muito quente, sugiro não usar o soro do creme de leite para dar firmeza! Ah, também não exagere no conhaque, pois pode alterar a consistência da trufa!

Na hora de enrolar, o ideal é evitar o máximo de contato com as mãos (para ela não ficar molenga)! Separei as porções com as duas colheres, joguei no chocolate em pó, dei forma rapidamente nas mãos e passei novamente no chocolate em pó!

Olha a minha caixinha pronta para ser entregue!

Rende aproximadamente 80 unidades do tamanho de brigadeiro (teve uma hora que parei de contar)!

9 comentários:

lubisco disse...

eu queeeeeeeeeeeero essas trufas já prontas!

Andrea Gabriel disse...

Seu blog é ótimo Duda, não consigo achar o feed pra adicionar no cozinha para solteiros. Já te sigo como saboryculturadebrasil que também é pelo blogspot, o de cozinha é pela wordpress e ainda estou me ambientando.
Envia pro meu email o feed rss.

Sei que o cozinha para solteiros por aí só tem receitas muito básicas, mas hj até que postei algo um pouco diferente, passa lá!
Bjs!

duda lima disse...

Lubis,
é só passar aqui em casa para pegar, me avisa com 30minutos de antecedência para arrumar e colocar numa caixinha!

Andréa,
adoro a proposta do cozinha para solteiros, acho que cozinhar é isso mesmo, simples e prático!
Eu também não entendo nadinha do wordpress e em breve devo mudar de endereço, ai te mando o novo!
De qualquer modo vou adicionar vocês aqui desde já!
bjoca

RAMON(ES) disse...

Sou muito fã de trufa, gostei da dica. Eu geralmente como as da Cacau Show.

Paula disse...

meu Deus, me ajude a não comer a caixa de uma vez só. tá uma DELÍCIA!!!
=)

duda lima disse...

Paula,
que bom que você gostou!
=)

Andrea Gabriel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andrea Gabriel disse...

Está ótimo a página, já vi o feeds e adicionei lá no cozinha para solteiros!

Bjs!

Morena disse...

Tô com água na Boca!!! Dudinha, saudades! Já vi que seu blog vai me ajudar quando eu estiver em apuros, lá pelas bandas do Recife!! Beijo!