sexta-feira, abril 08, 2011

Pão Australiano - Versão 3

Esse pão me persegue (ou eu persigo ele), essa é a terceira vez que faço essa receita, cada vez mudo algum ingrediente buscando um resultado mais próximo do "original", mas até agora estou perdendo para ele! O sabor é bom, muito bom, mas a textura é diferente! O pão do Outback é macio, fofinho, enquanto o meu é pesado, bem típico de pão caseiro!


Mesmo não me satisfazendo 100%, esse pão agradou aos amigos em um café de domingo e ainda reinou no meu café da manhã da segunda-feira!

Receita:
  • 1 xícara (250ml) de leite integral morno
  • 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
  • 1/3 xícara de melado
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de farinha de centeio – (trquei a farinha de centeio por ½ farinha trigo + ½ farinha integral)
  • 1 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 3 colheres (sopa) de açúcar cristal
  • 1 colher (café) de sal
  • 2 pacotes (20g) de fermento biológico

Em uma vasilha grande, misture as farinhas + o chocolate + o açúcar + o sal. Dissolva o melaço e a manteiga no leite morno. Faça um buraco no meio e adicione o fermento, aos poucos adicione o leite, misturando com a farinha até formar uma massa homogênea.

Deixe a massa descansar por uma hora, em vasilha coberta com pano, em temperatura de cerca de 24 graus.

Modele os pães conforme desejado. Pode ser dividido em duas partes e assado em formas de pão ou em porções menores. No meu caso fiz 3 pães médios! Coloque-os em uma ou mais assadeiras untadas, cubra com um pano e deixe descansar até dobrar de tamanho (cerca de 1 hora).

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Leve os pães crescidos para o forno e deixe assar até dourar (cerca de 35 minutos). 

Dessa vez servi com uma pasta de gorgonzola, que super cominou com o sabor adocicado do pão!

Se alguém tiver outra receita de pão australiano, uma dica do que posso fazer para melhorar a textura... Por favor, alguém me dá uma luz!

4 comentários:

Mônica Suñer disse...

Para mim parece perfeito!! Coloquei no post de hoje um link para cá, para que vejam as maravilhas que você faz!! Bjs

FRANCYS LARA disse...

Duda, estou acompanhando sua saga pelo pão australiano perfeito!!!
No fim de semana sabe o que fiz? aquela cebola que servem no outback!!!!Ficou mara, fiz com cebolas grandes pois não achei aquelas (acho que são chilenas) que eles usam, mas mesmo descrente que ficariam boas resolvi arriscar e deu certo!!!!!
Amiga, sabe ando na dúvida, aqui na mnha cidade, tem escola do senac e terá um curso de bolos e tortas, serão cinco dias de aulas...estou curiosa, mas queria opinião de alguém, vc já fez algu tipo de aula assim? Eles ensinam mesmo, ou tudo será feito com coisas que nunca conseguirei achar em minha cidade?
Bjs

RAMON(ES) disse...

Acho que um diferencial talvez seja o forno não? Beijos!

duda lima disse...

Sim Ramon,
um bom forno faz toda a diferença!
Por exemplo, não dá para fazer um pão francês em casa igual ao da padaria, precisaremos de um forno profissional!
Acho também que eles podem usar um produto chamado "melhorador", para dar leveza, mas não tenho certeza!
Essa semana fazer uma Oficina de pães e vou levar a receita para a Chef tirar umas dúvidas!
bjo