quinta-feira, abril 14, 2011

O pão de batata da mãe de Zeca

Não faz muito tempo que Zeca (generosamente) me cedeu a receita do pão de batata da sua mãe, de lá para cá venho esperando uma oportunidade para fazer a receita! Hoje me pergunto porque demorei tanto tempo para fazer essa gostosura, é o melhor pão que já fiz, o mais fofinho de todos!


Espero que a mãe dele não fique chateada, mas é claro que eu mexi de leve na receita, é mais forte do que eu, não consigo me controlar...

Receita:
  • 4 ovos

  • 1 xícara de leite em pó

  • 1 xícara de água
  • 1/2 xícara de açúcar

  • 1/2 xícara de oleo
  • 1 colher de chá de sal
  • 100 gramas de queijo parmesão ralado
  • 20 gramas de fermento
  • 3 batatas 
  • 1 kg de farinha de trigo (eu usei uns 750g aproximadamente)
  • 1 ovo batido para pincelar
Cozinhe as batatas descascadas, em seguida amasse e reserve! Bata no liquidificador os ovos + o leite em pó + a água + o açúcar + o óleo + o sal + queijo ralado! Em uma vasilha grande, ponha as batatas amassadas (ainda quentes) e incorpore o conteúdo do liquidificador e o fermento!

Adicone a farinha de trigo aos poucos, até que a massa solte das mãos! Modelo os pãezinhos como preferir e deixe descansar em uma assadeira (untada e enfarinhada ou anti aderente) por 30 minutos coberto com um pano! Eles crescem bastante!

Pincele os pãezinhos com o ovo e leve ao forno pré aquecido a 180 graus por aproximadamente 25 minutos ou até dourar! Cuidado para não queimar o fundo do pão (eu sou mestra nisso)!

Olhe a textura desse pão!

Zeca diz que ao colocar os pãezinhos no forno seus vizinhos ficam doidos com o cheiro e deve ser mesmo verdade, eles perfumam a casa! 

Eu e minha amiga Fab degustamos alguns quentinhos, saindo do forno só com manteiga! E como a  receita rende bastante, em média 20 pães (um pouco menores que pão de hamburguer), aproveitei para dividir com a minha mãe e uma amiga, além de ter pão para o café da manhã dos dois dias seguintes! 

6 comentários:

Shiruvana disse...

me fartei!!!

FRANCYS LARA disse...

Oi Duda, eu amo pão de batata e me parecem super fáceis de serem feitos, mesmo eu que ando com a mão meio ruim para pães kkk, dúvida: vc usou fermento biológico ou o seco?
No comentário que falei sobre as cebolas empanadas eu te mandei o link de onde tirei a receita, vc recebeu?
Ah e gostaria muito que vc participasse do meu mais novo bloguinho (o antigo permanece), que criei para poder postar as receitinhas que faço e mais amo!!!! Não tem pretensão de ser tão lindo como o seu, mas é mais para poder compartilhar deste hooby que me serve quase como terapia, pois eu acredito que cozinhar só vale a pena se for com amor, por isto passa lá e me segue!
traquinagensnacozinha.blogspot.com
Te aguardo, será um prazer !
Bjocas

duda lima disse...

Francys,
usei fermento biológico seco para pães!
vou pasar no seu novo blog com certeza!
bjoca

RAMON(ES) disse...

Hum... realmente o pão ficou com uma ótima textura.

Fabiana Kubiak disse...

afff! um pecado esse pão. me deu vontade de comer de novo!!! bjs

Rose Origami disse...

ola!! é o seguinte cai de paraquedas no seu blog,sai pela net chutando latinhas e me deu uma saudades da bahia e me lembrei da banana real, depois consequentemente o pão mais gostoso que já comi, o pão de batata, pronto foi assim que te descobri...ah e com que prazer o fiz, descobri logo a receita inteirinha afff..bençãos dos céus.......hehee e lá vou eu no super amanha comprar os ingredientes....finalmente depois de 4 anos sim estive porai por 1 ano, e como expunha origamis no ICBA (feira hype)comia sempre este panzinho no super que fica ali do lado no corredor da vitória...me fartava....rsrs, bom agora não sei quando vou voltar na bahia mas o pãozinho ah vou saborear poraqui.......beijoss muito obrigada e agradeça a vó do seu amigo por mim!!! uuhhuuuuu!! e lá vou eu.............