sábado, março 19, 2011

Iogurte Natural

Nunca tinha feito iogurte na vida, sempre fui a favor da praticidade, vai no mercado e compra um litro! Mas essa receita me fez repensar meus conceitos, principalmente pela qualidade do leite usado! Esse tal desse leite vem me causando problemas em casa, desde que comprei um litro para experimentar o marido só quer tomar dele. Quando chego do mercado a primeira pergunta é: "Comprou aquele leite?"!


"Aquele leite" é o "Leitíssimo"!

É um leite produzido pelo mesmo rebanho, sendo o gado livre de antibióticos e carrapaticidas,  engarrafado na própria fazenda! O leitíssimo tem um sabor suave, bom para tomar puro!



Esse iogurte foi fruto da aula de Microbiologia de Alimentos, o intenção era estudar a função das bactérias benéficas ao organismo, mas o resultado foi muito mais do que isso!

Receita:
  • 1 litro de leite integral
  • 2 colheres de sopa de leite em pó integral
  • 1 envelope de fermento lácteo para preparo de iogurte (vende em loja de produtos naturais)
usamos esse daqui!

Esquente o leite a aproximadamente 70 graus (a medida é antes de ferver, vai fazer umas bolhinhas ao redor do leite, junto da panela). Ponha o leite em pó e misture!

Deixe o leite esfriar a aproximadamente 40 graus (a medida é colocar o dedo limpo no leite e suportar o calor por 10 segundos)! Adicione o fermento e misture! Ponha em uma vasilha com tampa e deixe descansar por 8 horas em temperatura ambiente (quanto maior a temperatura ambiente melhor para o fermento agir), após esse período o leite já terá se transformado em iogurte, ponha na geladeira por umas 2 horas e estará pronto para o consumo!


Esse iogurte é básico, pode ser usado para molho de salada, misturar com frutas, granola, mel... O ideal é conservá-lo na geladeira (o meu durou 1 semana sem problemas)!

Se você tem termômetro fica mais fácil de media as temperaturas!

9 comentários:

SILVANA disse...

comecei a fazer iogurte natural quando fiquei grávida da talula..:) bjs,

duda lima disse...

Sil,
Tento comer um pouco melhor por causa de Francisco, mas natureba que nem você eu não consigo!
=)

Ticiana disse...

Será que com leite desnatado dá certo?
Bjs
Tici

Morena disse...

Duda, onde eu encontro esse lei leitíssimo? Bj!

duda lima disse...

Ticiana,
ainda não testei com leite desnatado, mas acredito que deva funcionar. Talvez seja bom usar 1 litro do desnatado já líquido + 2 colheres de leite desnatado em pó!

Soraia,
eu compro na Perine, mas soube que vende no Hiper Ideal e GBarbosa!

lilly disse...

ahhh adoro iogurte feito em casa!
uso umcopinho de iogurte danone mesmo, o natural
fica bom e eu como com doce caseiro de goiaba

Mônica Suñer disse...

Duda, minha mãe faz sempre, com leite do sítio. Ela não coloca leite em pó e qdo não tem esse pózinho, acrescenta um potinho de iogurte natural (do mais consitente). Algumas vezes, bate com gelatina de morango para as meninas, que adoram!! Ah, ela coloca o pote tampado no forno. Bjs

duda lima disse...

Mônica,
leite de fazenda é covardia, melhor impossível, tem mais gordura e ajuda na textura mais firme!
O leite em pó é exatamente para deixar um pouco mais firme!
vou testar com gelatina, em breve terei um menino em casa, né?
bjoca

duda lima disse...

Ah! Uma colega fez o iogurte com o leite desnatado, ficou bom, mas produz soro (o que não aconteceu com o integral)!