sábado, março 26, 2011

Cuscuz Marroquinho - Cozinha de Improviso

Esse cuscuz é super democrático, se não tem um ingrediente é só substituir por outro que esteja de bobeira no sua geladeira, o importante é ficar feliz com o resultado e agradar seu paladar! Tudo nessa receita é opcional, menos o cuscuz e o caldo!




Receita:
  • 1 e 1/2 xícara de sêmola para cuscuz
  • 1 e 1/2 xícara de caldo de legumes (eu usei 1/2 tabletinha de caldo pronto dissolvido em água e espero que meus professores não entrem aqui no blog, para eles caldo pronto é pecado mortal...)
  • 1/2 cebola picada
  • 5 cm de alho poró em fatias (não tem alho poró em casa? Tudo bem, não usa) 
  • 1 xícara de tomate cereja cortado ao meio (pode substituir por tomate comum picadinho)
  • 1/2 xícara de ervilha congelada
  • um punhado de uvas passas
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • sal e pimenta do reino a gosto
Esquente o caldo de legumes e acrescente a sêmola para cuscuz, deixe crescer! Dourei a cebola e o alho poró em um fiozinho de azeite! Descongele as ervilhas no vapor! Junte dodos os ingredientes a sêmola, ajuste o sal e a pimenta, regue com o que restou do azeite e seja muito feliz!



A sêmola antes e depois de hidratar

Já fiz cuscuz marroquino com camarão, com calabresa defumada, com maçã picadinha, damasco... É usar a criatividade e aproveitar o que tem em casa, nada de sair para comprar os ingredientes, é improviso mesmo!

Nesse caso como não tem nenhuma proteína no cuscuz eu servi com um peixe de forno, mas poderia ser um frango, um picadinho de carne, ou apenas uma salada de folhas!

5 comentários:

Mônica Suñer disse...

Duda, nunca fiz, mas a maneira como explicou pareceu-me bem fácil. Tentarei!! Bjs

Shiruvana disse...

a 'massa' do cuscuz compra aonde?! só tem na Perini?!
a gente trocar/adaptar os ingredientes em casa, acho de boa.. mas odeio quando o restaurante anuncia um prato com determinado ingrediente e modifica no feitio, por outro mais barato.. é a cara dos 'restaurantes' de shopping!

duda lima disse...

Sil,
geralmente eu compro na Perini, mas é possível encontrar em outros locais, tipo loja de produto natural, talvez no Grão de Arroz...
Você está com a macaca para o lado dos restaurantes de shopping, né? Não acho que eles são a sua cara, são uns fast foods, disfarçados (muitas vezes necessário na correria do dia a dia)!
bjoca

Dani disse...

Duda!! Como está o baby?? :D:D
Menina eu adoro cuscuz, mas nunca fiz esses mais caprichados. Eu gosto tanto do cuscuz simples, sem nada, só com manteiga.. q nunca quis acrescentar nada. Mas tenho curiosidade de saber como fica, qq dia vou fazer. O seu tah de babar! ;)

E eu ainda to namorando esses livros aí de baixo. Tomara q vc faça logo umas receitas dele pra eu ver.. hehehe

Beijoss

Lali Souza disse...

ficou bonito, hein?
;)