quinta-feira, março 31, 2011

Chocolate x Calor

Trabalhar com chocolate em Salvador (ou no calor) é muito difícil! Quando fiz o curso de Simone Izume (Chocolatria) já imaginava que seria difícil reproduzir aquelas gostosuras pelas bandas de cá, mas só agora vi que com os recursos que tenho em casa (ou falta deles) é quase impossível! Precisaria de um ar condicionado na cozinha!

Desde que voltei do curso não tinha testado nada que aprendi por lá, pois estava naquele enjôo insuportável do início da gravidez, mas com a chegada do quinto mês e o fim do mal estar decidi colocar a mão no chocolate! Posso garantir que foi uma experiência no mínimo trabalhosa. A idéia inicial era fazer umas trufas de limão sisciliano, essas daqui:

essas trufas foram feitas na aula

Fiz o ganache como aprendi no curso, mas na hora de bolear ele começava a derreter cada vez que eu tocava nele, eu devolvia a geladeira e tentava novamente, o danado voltava a derreter. Então pensei em fazer uns copinhos de chocolate meio amargo e rechear com o ganache (que estava divino), mas os copinhos derretiam quando eu tentava tirá-los das forminhas. 

E o que é trabalhar com chocolate branco? Quase fico doida, ele é cheio de vontade própria! Apesar de todas as dicas de Simone, o meu não derretia por completo de jeito nenhum! E ainda tem que ter cuidado para ele não queimar! Ainda me falta uma estrada gigante até me entender com esse ingrediente!

E alguém pensa que eu desisti? Sou brasileira e não desisto nunca! Botei a cabeça para pensar e terminei fazendo umas tortinhas com massa de biscoito para rechear com o ganache de limão!

foi a única foto que consegui tirar, pois as outras terminaram  em um tapa!

E cadê a receita da tortinha? Prometo que até o início da próxima semana eu publico, é que estou em pré-semana de prova na faculdade (e não é prova de experimentar comidinhas gostosas, é prova mesmo, iguais as provas do colégio) e preciso estudar, não posso ir para a prova final por causa de Francisco, que nasce no fim do semestre.

Por falar em Francisco, ele está quase uma "picanha", com 21 semanas, 25cm, 300g! Começou a mexer faz pouco tempo, mas agora que aprendeu a mexer não para nunca, uma graça!

4 comentários:

Silvana disse...

Adorei o "picanha" hehehe

é uma delícia quando mexem, não é?

Persistência com o chocolate branco, pois ele é realmente diferente e delicioso!

Bom final de semana!

Beijo

Morena disse...

Aêeeeeeeeeeeeeeee... dali Chicão!!!

Ps: Eu quero esse chocolate para mimmmmmmmmmm...

RAMON(ES) disse...

Chocolate é vida!

Mônica Suñer disse...

Fiquei com muuuita vontade!!! Rsrsrs, bjs