quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Antepasto de Berinjela

Estava em dívida com a minha chefe que, ela tinha me pedido uma lasanha de berinjela que nunca saiu, e lá ficaram as berinjelas murchando na geladeira! Como as berinjelas já estavam feinhas, pensei em fazer um atepasto!

Antepasto de berinjela aqui em casa é sucesso sempre! Outro dia minha mãe trouxe um pote para o meu marido (deixando bem claro que era para ele), em poucos dias o antepasto já estava no finalzinho! Aproveitei a minha "dívida" com a chefe, a paixão do marido por berinjelas, a praticidade da receita e fui de antepasto.

Fica excelente com um pão italiano ou de sal!


Receita:
  • 3 berinjelas grandes em tirinha
  • 1 pimentão amarelo em tirinha
  • 1 pimentão vermelho em tirinhas
  • 2 cebolas grandes em tirinhas
  • 250 ml de azeite de oliva (acho que só usei uns 200ml e funcionou)
  • 200 ml de vinagre branco (achei que ficou com gosto de vinagre, colocaria um pouco menos, talvez 150ml)
  • pimenta do reino moída a gosto
  • sal a gosto
Ponha em uma assadeira grande uma camada de berinjela + pimentões + cebola (talvez seja melhor colocar a cebola antes da berinjela, pois a berinjela é muito sensível e desmancha fácil). Tempere com azeite + vinagre + pimenta do reino + sal, cubra com papel alumínio e leve ao forno (200 graus) por 15 minutos. Após os 15 minutos, dê uma leve misturada (com cuidado para não quebrar a berinjela) e retorne ao forno por aproximadamente 1 hora (é preciso ficar algum líquido para conservar o antepasto)! 

pré forno

pós forno

A receita original pede 1 pimentão verde em tirinhas (detesto pimentão verde, por isso não coloquei) e 1 vidro de azeitonas sem caroço (não tinha em casa e não coloquei), mas fica a sugestão!

Essa receita rende bastante, minha chefe ganhou 2 vidros pequenos, ainda sobrou o suficiente para o marido e de quebra um potinho para uma colega da faculdade experimentar!

O ideal é guardam em geladeira, mas não sei dizer quantos dias de "validade", pois aqui em casa dura apenas algumas semanas!

Ah! Com o passar dos dias ela fica mais gostosa!

Dica: Sempre que fizer berinjela é recomendado colocá-la de molho na água com sal por alguns minutinhos para tirar o sabor amargo, você vai perceber que a água fica amarelada! Então, após cortar a bernjela em tirinhas deixe-a de molho na água com sal por uns 20 minutinhos!

6 comentários:

SILVANA disse...

adoro! e até me arrisco em fazer.. a receita parece facinha.. bjs,

Morena disse...

Eu adorooooooo!! Cai bem em qualuqre ocasião mais informal!

Mônica Suñer disse...

Duda, nunca vi uma grávida que cozinhe tanto e não fique enjoada, como você! Seu marido deve ficar no céu, a cada vez que vai para a cozinha, rsrsrs. Adoro antepasto de berinjela! Além do que colocou, acrescento um pouquinho de passas pretas sem sementes e champignons. Ai, deu água na boca! Bjs

nemavofazia disse...

hum, perigo entrar aqui antes do almoço!

duda lima disse...

Mônica,
eu estou saindo da minha fase de enjôos e tenho conzinhado bem pouco para o gosto do marido, hehe!
Da próxima vez vou usar as passas, acho que vai dar um sabor especial!
bjoca

Mônica Suñer disse...

Voltei para olhar os detalhes, estou fazendo para o marido. Bjs