quinta-feira, janeiro 27, 2011

Muffin de Maçã - para uma amiga muito especial

Adoro receber visita das minhas amigas aqui em casa! É verdade que muitas não aparecem pela bagunça que as minhas filhotas fazem (outras não gostam de cachorro mesmo), mas Silvana é de casa, vira e mexe ela aparece (menos do que eu gostaria, é verdade, mas aparece)!

Quando uma amiga (especial como ela) diz que vem me visitar, é preciso retribuir o carinho! E lá fui eu ver o que tinha de bom em casa! A resposta foi: quase nada, restavam apenas 2 maçãs murchas na geladeira, algumas uvas passas, ovos e farinha de trigo! Era o suficiente para botar a cabeça para funcionar e criar um bolinho rápido!

não se trata de um bolinho leve, ele é denso, mas com um sabor especial!
Receita:
  • 2 maçãs descascadas e picadas
  • 1/3 de xícara de uvas passas
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo (não usei o truque de apertar o açúcar na xícara para medir exatamente, foi no olhômetro mesmo. Se preferir o bolo mais doce, use a medida exata, apertando o açúcar no fundo da xícara)
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de leite
  • 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 1 colher de café de canela em pó
Bati a manteiga com o açúcar, acrescentei os ovos! Acrescentei o leite e bati até ficar homogêneo (para isso o bom é o leite não ser gelado, pode ser em temperatura ambiente!
Incorporei a farinha de trigo, o fermento e a canela, peneirados, aos poucos com um fouet!
Adicionei as maçãs e as uvas passas!
Levei ao forno pré aquecido (180 graus) por 30 minutos!

Usei forminhas de silicone, por isso não precisei untar, mas se usar forma comum é preciso untar com manteiga e farinha!

Pensei em muffim por assar mais rápido e ser charmosinho, mas pode usar uma forma de bolo inglês ou qualquer forma pequena! 

Preferi açúcar mascavo, pois minha amiga é vegetariana e natureba, além da mistura maçã + passas + canela  e açúcar mascavo ser uma delícia!

Essa receita rendeu 8 unidades de muffins!

3 comentários:

Morena disse...

Presentão perfeito!!! Silvana+ muffin de maçã= tarde agradável!!! Beijocas nas duas!

Morena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Shiruvana disse...

só agora vi meu nominho aqui.. olho o blog todo dia, é só faltar um diazinho que dá nisso!! hehe.. os 'bolinhos' estavam de-li-ci-o-sos, até me ajudaram a chorar melhor o tanto que chorei depois.. hehe.. é que carinho de doce e aconchego ajudam a gente a esvaziar o que tá precisando ser falado - e chorado!!
tenho certeza que quando estivermos ambas no RV nos visitaremos mais!! bjs, obrigada, querida!