segunda-feira, janeiro 24, 2011

Flan de Cupuaçu

Quase que não posto essa sobremesa por aqui, não que ele seja ruim (pelo contrário, é excelente), mas me trás péssimas recordações! Deixa eu explicar antes que alguém pense que tomei um pé na bunda (ou algo do gênero) enquanto comia flan de cupuaçu!  É que esse flan foi ensinado no curso do SENAC (que foi ótimo), mas durante o curso eu já estava grávida e não sabia, passei 1 semana enjoada e nem conseguia provar todas as receitas preparadas na aula! Essa foi a primeira e única receita que fiz, mas só de lembrar do curso meu estômago embrulha!

na versão individual

Minha faixineira sempre me pergunta quando eu vou fazer as receitas que eu aprendi em São Paulo, eu costumo responder que quem sabe um dia, mas nesse momento prefiro colocar em prática outras receitas! Nem as receitas de chocolate do curso de Simone do Chocolatria eu consegui fazer, até comprei os ingredientes e os utensílios, mas até agora nada!

em versão tamanho família

Voltando a receita, eu amo cupuaçu, adoro a mistura de azedinho com doce e esse flan é tudo de bom, foi uma das sobremesas da ceia de Natal! É super fácil de fazer, quase infantil!

Receita:
  • 500g de polpa de cupuaçu (usei 5 saquinhos de polpa compradas no supermercado, mas se você tiver acesso a polpa de verdade será melhor ainda)
  • 2 latas de leite condensado
  • 2 caixinhas de creme de leite
  • 1 envelope de gelatina em pó sem sabor (24g)
Hidrate a gelatina conforme as instruções da embalagem! Bata tudo no liquidificador, despeje em um refratário e leve a geladeira até ficar consistente! 

Delicie-se

5 comentários:

Shiruvana disse...

da próxima vez que a Ju vier por aqui, peço pra ela trazer polpa 'de verdade' de cupuaçu pra ti.. uma delícia!!!

Morena disse...

Fácil mesmo!!! Vou fazer!! Beijo!

duda lima disse...

Sil,
vai ser um presentão cupuaçu "de verdade", amo!
e aqueles bombons de cupuaçu que você trouxe do Pará?
bjoca

Dani disse...

Q coisa linda esse flan!
Enviei as dicas, vê se vc consegue abrir pq ta em docx. :D

Beijão!!

Mônica Suñer disse...

Duda, sabe que nunca comi cupuaçu? Depois dessa receita fiquei até com vontade de comprar para experimentar:) Você diz que sou calma, precisa ver o estado catastrófico que anda minha casa, então, ou eu me acalmo e finjo que nçao vejo, ou surto. Há meia hora atrás disse às meninas que, caso os sapatos continuem espalhados pela casa, irão todos para doação. Detesto casa térrea! Mas, muita calma, respire, blogue,...rsrsrs. Não sabia que estava grávida (ou não lembrava), será menina ou menino? Não se afobe que isso só te fará mal e não fará com que o pedreiro vá mais ligeiro. Qualquer coisa que precisar daqui de SP, fala que te mando. Às vezes sai mais barato que o frete das lojas. Bjs