quinta-feira, janeiro 13, 2011

Blondie ou Brownie Branco

Desculpa a minha ignorância, mas nunca havia ouvido falar em "Blondie", que nada mais é do que um Brownie Branco! Mas hoje o universo conspirava o nosso encontro (de preferência, pessoalmente), fuçando alguns sites dei de cara com uma receita de blondie no blog Nem a Vó fazia, em seguida, decidi abrir meu livro novo "O livro de receitas das garotas" e lá estava o brownie branco novamente! Foi ai que lembrei que duas barras gigantes de chocolate branco estavam morando na minha dispensa, sem destino (agora com destino)!

não se deixe enganar pela carinha simples desse bolinho, ele é especial!


Receita:
  • 250g de chocolate branco
  • 75g de manteiga
  • 125g de açúcar
  • 2 ovos grandes
  • 10 gotas de essência de baunilha ou 1/2 colher de café (usei de amêndoas para inovar, dá um toque especial, mas cuidado, pois é bem forte)
  • 150g de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 50g de amêndoas picadas (a receita pedia 150g de framboesas ou morangos, como eu não tinha, usei as amêndoas para combinar com a essência!)
Preaqueça o forno a 180 graus e forre uma forma 20x20 com papel vegetal! 
Derreta 2/3 do chocolate picado em banho maria (ou por 1 minuto e meio, em potência média, no microondas). 
Bata a manteiga e o açúcar até virar um creme (eu já disse que o meu nunca vira um creme? acredito que é porque uso açúcar cristal que demora de dissolver)! Acrescente os ovos + essência de amêndoas (ou baunilha) e por último o chocolate derretido!
Peneire a farinha + o sal e incorpore levemente! Por último acrescente o restante do chocolate picado e as amêndoas!



Despeje a massa na forma e leve ao forno por + ou - 30 minutos!

A massa é meio densa, admito que tive medo de não dar certo, pois não leva fermento e eu só fiz brownie uma vez... Mas deu super certo!

9 comentários:

Dani disse...

Duda, que perdição!
Adorei!!

Bjsss

RAMON(ES) disse...

Eu prefiro o chocolate tradicional, mas esse branco deve ser muito bom também.

Morena disse...

Jusus, que dilíiiiicia!!!!! Are baba, que fome me deu!

duda lima disse...

Levei para o trabalho e não sobrou nem uma migalha, acho que estava bom mesmo!

Mônica Suñer disse...

Duda, fica com a mesma consistência que o tradicional (meio puxa)? A cara tá ótima! Bjs

duda lima disse...

Mônica,
não achei a consistência parecida com o tradicional, até porque o chocolate branco é bem diferente (tem vontade própria)!
O blondie é gostoso, mas um gostoso diferente!
bjoca

Brenda Skidmore disse...

desde q vi essa receita aqui q eu namoro ela, ate balanca digital comprei acredita? fiz hj, mudei umas coisinhas... usei nozes, essencia de baunilha e nao botei o chocolate picado soh o derretido. ficou MARAVILHOSO!!!!! achei a consistencia melhor q do brownie.

duda lima disse...

Brenda,
também não acho necessário colocar o chocolate picado!
é uma boa receita mesmo!
bjo

nemavofazia disse...

ahahhaha adorei a frase "não se deixe enganar pela carinha simples desse bolinho, ele é especial!"
É uma delícia, eu comi quase a receita inteira quando fiz! Estava reparando que o meu era um Blondie mais "bronzeado" que o seu, mas pelos ingredientes deve ser pq minha receita leva (bastante) açúcar mascavo, dai ele fica mais moreninho!
Achei mais bonito o seu loirinho mesmo! hehe

Bjobjo!