segunda-feira, dezembro 13, 2010

Utensílios de Cozinha

Eu não sei responder como vivo sem alguns utensílios básicos de cozinha! É verdade que uns eu até tenho, mas em tamanhos inadequados ou beeem velhinhos (herança da casa do meu pai)! 

Esses utensílios servem para facilitar nossa vida na cozinha!

Meu rolo de massa é uma vergonha, é um mini rolo! Segundo o livro de confeitaria da Condon Bleu, o melhor é o rolo de pedra ou mármore,  por ser mais frio adaptam-se melhor manuseio das massas! 

Ainda segundo o livro da Cordon Bleu, os pilões de pedra ou cerâmica são os melhores, pois os de madeira absorvem os sabores e os de metal modificam o sabor dos alimentos!
Também aceito um de madeira!

Peneiras de aço em tamanhos variados! 
A minha é uma pequena, de plástico, que veio da casa do meu pai (peneirar grandes quantidades, nem pensar)!

Ralador de queijo com reservatório, um desse me pouparia o trabalho de recolher o queijo que cai no chão na hora de ralar (minhas filhotas que ficariam tristes, elas vão comer que queijo?)

Um amolador de facas para chamar de seu!

Refratários canelados de tamanhos diversos! Hum, dá para fazer suflê e outras gostosuras!
Adoro os mini!

Balança de precisão é uma mão na roda para fazer bolos e pães!

Já cansei de dizer o quanto um multiprocessador pode facilitar a nossa vida na cozinha!


Um bom conjunto de panelas e assadeiras! 
Eu tenho as minhas panelas velhinhas (não é panela velha que faz comida boa?)! 
Já assadeiras, eu venho aumentando a minha coleção dia a dia!

Ainda preciso de um wok para fazer yaksoba, curry...

Jamie Oliver faz uma lista de utensílios essenciais, no seu livro Revolução na Cozinha:
  • Conjunto de tigelas para misturar
  • Jogo de facas 
  • Colher de Pau (não gosto muito, prefiro colheres e espátulas de silicone)
  • Fouet
  • Espremedor de batatas
  • Tábua de madeira para carne ou picar tempero (hoje existem umas placas de vidro com a mesma função, que não absorvem o cheiro e sabor dos alimentos como as tábuas de madeira)
  • Escorredor de macarrão
  • Jarra de medidas (isso é indispensável)
  • Abridor de latas...
Esses são apenas alguns exemplos de utensílios, só para começar! 

*Fotos tiradas do site da Tokstok e da loja Doural

5 comentários:

RAMON(ES) disse...

Falta agora umas dicas de onde comprar, os melhores preços coisa e tal.

Shiruvana disse...

já pensou ir fazendo essa 'cozinha' aos poucos, a casa sendo construída, os sonhos (de todos os tipos e sabores) no forno, a gente conversando enquanto espera as coisas 'se aprontarem'?!.. hehe.. o tempo é nosso! bjs,

duda lima disse...

Ramon,
vou anotar a solicitação!

Sil,
estou bem nessa vibe, ir construindo as coisas aos poucos, um tijolinho de cada vez, com os bons amigos em volta da minha nova cozinha... Delícia!

catarina ribeiro disse...

Os mini refratários canelados já chegaram, rs. Tudo bem que só foram 4, mas logo, logo sua cozinha vai estar linda e super bem equipada :))

Lali Souza disse...

Melhor é quando você tem os utensílhos e não sabe. É o meu caso! Mainha compra as coisas lá pra casa, não diz nada e, ainda, as esconde!

Outro dia estava comentando com ela como seria bom ter uma balança pra acabar com os problemas das receitas que dão os ingredientes por peso e ela: "oxente, Laís...aqui em casa tem balança!"

Na hora, não sabia se beijava ou batia nela! hahahaha

Bjocas, Duda. Gostei das dicas!