segunda-feira, dezembro 20, 2010

Rosca "Feliz Natal"

Estou em crise com a cozinha, o que vem me preocupando, pois esse blog pode descer ladeira a baixo e meu marido vai morrer de fome (logo agora que vou começar a Faculdade de Gastronomia) ! Ainda gosto de cozinhar, mas ando com problemas gástricos, o que tem me deixado um pouco sem vontade de comer coisas boas (nem coisas nenhuma) e o que me move é o meu desejo, pois não cozinho o que não gosto de comer! O bom é saber que é temporário!


E o rosca de natal com isso? Apesar desse desconforto todo, lá fui eu para a cozinha fazer essas roscas para a festa de fim de ano do meu trabalho, porque eu adoro os meus pacientes e eles merecem o esforço!

A receita rende 2 roscas grandes, achei por bem fazer 2 recheios diferentes! Hoje é um esquema 2 em 1, você aprende uma base, mas pode rechear de várias maneiras, ao gosto do freguês, ou com o que tiver disponível em casa! 

Rosca de nozes e passas

Rosca de chocolate e cereja

Como eu fiz a preparação da massa exatamente igual a receita original (só mudei o recheio, porque ninguém merece frutas cristalizadas, né?), vou escrever igualzinho como está no site da Nestlé (isso chama preguiça de Natal, copiar e colar a receita)!

Receita:
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 pacotinhos de fermento biológico (20g)
  • 100 g de manteiga
  • 2 ovos inteiros
  • 1 kg de farinha de trigo (eu usei aproximadamente 800g de farinha, isso depende do tamanho dos ovos e umidade da farinha)
  • 1 gema batida para pincelar 
Misture o leite condensado, o fermento diluído na mesma medida (da lata) de água morna, a manteiga e os ovos. Acrescente aos poucos a farinha de trigo, misturando com a ponta dos dedos, até desprender das mãos. Sove a massa por cerca de 10 minutos e divida-a em quatro cordões. Abra cada cordão e espalhe as frutas cristalizadas e as passas escorridas, e enrole. Use dois cordões para cada rosca, cruzando-os um sobre o outro. Coloque em duas fôrmas redondas grandes, untadas e enfarinhadas, e deixe crescer em lugar aquecido por uma hora e meia ou até dobrar de volume. Pincele-as com a gema e leve para assar em forno médio (180°C), por cerca de 30 minutos, até ficar dourado.


Recheio1:
  • 1/2 xícara de chá de nozes 
  • 1/2 xícara de chá de uva passa preta sem semente 
Cobertura 1 (Glacê):
  • 2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro 
  • 2 colheres (sopa) de leite quente (usei água)
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão 
  • nozes picadas e uvas passas para decorar
Misture o açúcar com o leite (ou água) e o suco de limão, espalhe sobre a rosca ainda quente. Decore com nozes e passas para decorar


Recheio 2:

  • 1/2 xícara de cerejas em calda (cortadas ao meio)
  • 1/2 xícara de gotas de chocolate (se não tiver, pode substituir por chocolate picado)
Cobertura 2:
  • 1 tablete de chocolate ao leite ou meio amargo
  • cerejas e raspas de chocolate para decorar
Derreta o chocolate por 30 segundos no microondas, espalhe sobre a rosca fria! Decore com cerejas e raspas de chocolate!

A massa cresce bastante e fica super fofinha, diferente de rosca comprada pronta (que geralmente é ressecada) essa fica úmida, principalmente a de passas e nozes, por causa do glacê! Ainda pode colocar as passas de molho no rum, para ficarem mais úmidas! Na rosca de choclate e cereja pode acrescentar 1/3 de xícara de creme de leite ao chocolate derretido e fazer um ganache, deve ficar uma delícia!

4 comentários:

Lali Souza disse...

Adorei! Mas eu colocaria as nozes com o chocolate no recheio...não sou fã de coisas com passas (só gosto de comer puras, como se fossem pipoca!) e nem de cereja. hehehe
=]

beijocas

Dani disse...

Oi Duda!! Estou adorando seu blog..vou linkar p/ voltar mais vezes..:D
Ficaram lindas suas roscas de Natal.. e eu tb detesto frutas cristalizadas...rs =D

Beijoss

Dani
http://bydanielagarcia.blogspot.com/

duda lima disse...

Lali,
já é outra opção de recheio!

Dani,
que bom que você gostou do blog, vou dar uma passadinha no seu , fique a vontade!

bjos

Mônica Suñer disse...

Delícia!! Vou tentar!! Bjs