segunda-feira, dezembro 06, 2010

Manteiga x Margarina

É muito comum trocarmos a manteiga da receita por margarina, né? Mas será que manteiga e margarina são todas iguais? Será que tanto faz usar uma ou outra numa receita?

                                           Foto: Qualy

Entre outras coisas, o curso do SENAC me ensinou que manteiga e margarina NÃO são todas iguais! Segundo minha professora, as manteigas possuem 100% de lipídios, já as margarinas não possuem a mesma quantidade de lipídios, a que mais se aproxima é a Qualy, que tem 80% de lipídios! E você com o lipídio alheio?

O lipídio (ou gordura) serve para dar leveza, maciez e aeração a sua receita, por isso um bolo feito com manteiga fica muito mais fofinho que um bolo feito com uma margarina qualquer, sem falar no sabor da manteiga!

Mas agora que você sabe para que serve o lipídio, pode escolher entre manteiga ou uma margarina com 80% de lipídio e ter sempre um bolo (ou pão) fofinho e macio!

Duda também é cultura!

5 comentários:

SILVANA disse...

não faço bolos, mas não gosto de margarina! nunca tenho em casa, prefiro manteiga.. acho a tal lá muito artificial, meus 'princípios' naturebas pedem manteiga com parcimônia! hehe.. bjs,

duda lima disse...

a idéia é essa, "manteiga com parcimônia"!

Clarice disse...

se a gordura é imprescindível, que seja gostosa. o mesmo com a coca. eu raramente tomo, mas, quando tomo...peço uma da "gorda" e sou feliz, rsrs. bjo, duda.
ps: tá virando profi, ein? parabéns! :)

RAMON(ES) disse...

Com certeza faz diferença no gosto. Curti a curiosidade.

lilly disse...

olha, para passar no pão eu gosto de manteiga.
mas pra fazer bolos, acho que amargarina dá leveza.
mas não sou boa boleira, entende? hahahahahahahahahaha
bjs