quarta-feira, novembro 10, 2010

Para não ser pego de surpresa

Depois da situação com a bola de fermento, fiquei pensando sobre alguns cuidados importantes ao fazer uma receita. Quem nunca começou a fazer um bolo quando descobre que o fermento terminou, ou a quantidade de açúcar que você tem em casa é insuficiente, até mesmo o último ovo da geladeira está estragado? Eu poderia enumerar diversas situações complicadas que passamos por não nos organizarmos previamente!


Para evitar de sair correndo no meio da receita para encontrar o primeiro mercadinho, padaria, o que for, é importante separar todos os ingredientes listados na receita em vasilhinhas (tipo em programa de culinária), porque assim dá para saber se falta alguma coisa, se o ovo não está estragado...

Mais uma dica simples e importante, nunca quebre o ovo diretamente em outros ingrediente (eu as vezes faço isso), pois ele pode estar estragado e estragar tudo. De preferência, quebre os ovos um de cada vez, em vasilhas separadas, para um não estragar o outro (caso esteja estragado)! 

Eu sei que estou parecendo uma maluca paranóica com ovos (tudo culpa de um livro que estou lendo que tem um capítulo sobre ovos, qualquer dia falo dele por aqui), mas ovos estragam fácil dependendo do modo que são acondicionados e conservados. Além disso, é péssimo perder ingredientes, ou até mesmo uma receita inteira por causa de um ovo, né?

2 comentários:

Fabiana disse...

é mesmo meio paranóico a estória de separar cada um numa vasilha, mulher! ué, quebra um num copo, coloca na receita. quebra outro, coloca na receita.

quantas vasilhas depois tem p lavar??? haja detergente, que coisa mais anti- ecológica!!! hahahahah

duda lima disse...

Pode ser na mesma vasilha, quebra nela e coloca, quebra outro e coloca! Quanto a lavar tanta coisa, já me acostumei! Já em relação ao uso de detergente, é só usar pouco! hehe