segunda-feira, novembro 15, 2010

Muffin de Queijo e Gergelim

Sabe quando bate aquela fominha no fim de tarde? Foi por essa fominha que decidi fazer esse muffin, baseado em uma receita que peguei no Rainhas do Lar, mas nunca fiz exatamente igual (e dessa vez não poderia ser diferente)! A receita é ótima, mas acabo mudando no meio do caminho, falta uma coisa, sobra outra, acabam rolando umas substituições... Receita é assim mesmo, vivem sendo reinventadas ou "revisitadas" (como diz minha amiga Mari Hirsch)!


Receita:
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de café de sal (rasa)
  • 3 colheres de sapa de queijo parmesão ralado (arrasei no parmesão ralado na hora, super de qualidade)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 2 ovos
  • 250 ml de leite
  • 2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente (molinha mesmo)
  • 1/2 cebola picada (se você não gostar de cebola pode excluir dos ingredientes sem culpa)
  • 150g de queijo mussarela picado
  • 1 colher de sopa de gergelim (para decorar)

Primeira etapa: Peneire a farinha de trigo + sal + fermento, em seguida adicionar o queijo parmesão ralade e reserve.

Segunda etapa: Esquente o gergelim em uma frigideira anti aderente por um minutinho, só para dar uma leve torrada nele, reserve.

Terceira etapa: Adicione o ovo + leite + manteiga aos ingrediente da primeira etapa, misture com uma colher ou fouet. Em seguida acrescente a cebola e o queijo mussarela picado e misture!

Encha 3/4 das forminhas de muffin (untada) com a massa, jogue o gergelim por cima e leve ao forno médio, pré aquecido por aproximadamente 25 minutos, ou até enfiar o palito e ela sair limpo.

Espere esfriar para desenformar!

Como ele tem uma textura e sabor delicado, dá para comer com requeijão cremoso, ou uma pastinha de queijo, tomate seco, azeitona...

Ah! Preciso compartilhar minha felicidade, estou de FÉRIAS!

7 comentários:

RAMON(ES) disse...

Férias hein, mas que beleza.
E aí, não vai viajar não?

duda lima disse...

Ramon,
Vou viajar sim, vou para São Paulo fazer um curso de confeitaria e rever os amigos!
Ahhh, férias!

anatulipa disse...

E eu provei esse muffin delícia!
:)
bj

maria eme bê disse...

tô babando aqui. se não tivesse acabado de pedir pizza, faria agorinha. mas amanhã ele não me escapa. :D

e venha logo!

maria eme bê disse...

fiz! usei provolone no lugar da mussarela e orégano fresco no lugar do gergelim (na verdade misturei na massa). ficou uma delícia! uma falha minha: não untei as forminhas de papel. diferente das massas de muffim doces, essa não soltou com facilidade e eu tive que ficar raspando as casquinhas na forma, já que são a parte que eu mais gosto. mas a receita tá aprovada! :)

Fabiana disse...

eu li "gengibre" em vez de gergelim, e fiquei super animada: amo gengibre!!!

inventa alguma coisa aí com gengibre e me chama!!!!!

duda lima disse...

Maria,
não acho uma boa usar forminhas de papel, não solta nem com reza braba! Prefiro fazer nas forminhas de muffin untadas (de metal ou silicone) e depois de assado colocar nas de paoel (só para enfeitar)!
Bom que você gostou da receita, o melhor é diversificar a cada vez!
bjocas