quarta-feira, novembro 03, 2010

Esfiha

Eu fico procurando uma oportunidade para me enfiar na cozinha, adoro! O problema é que não tenho quem coma as coisas que faço e, por mais que eu diminua as porções, eu e o marido não damos conta! Mas quando os amigos inventam uma reuniãozinha, pergunto logo se posso levar alguma coisa (cobaias, preciso de cobaias)!

Foi numa dessas reuniões que decidi fazer essa receita de esfihas que vi no blog Technicolor Kitchen. A receita é excelente, não é trabalhosa e rende em média 60 esfihas, fiz meia receita (o que para o porte da minha reunião, também era muito, por isso acabei presenteando um casal de vizinhos com algumas)!


Eu segui direitinho a receita original e deu super certo, mas admito que economizei no sal e nos condimentos (fiquei com medo de pesar a mão), se tivesse seguido as medidas, o recheio podia ter ficado mais saboroso! Segue a receita com as medidas e porções para 60 unidades, mas se quiser faça meia receita.

Recheio:
  • 1/2 kg de carne moída
  • 2 tomates maduros, sem semente e picados
  • 1/2 cebola picada
  • 1/2 xícara de salsinha picada
  • 2 colheres de chá de sal
  • suco de 1 limão
  • 1 colher de chá de pimenta síria (fiz uma misturinha de pimenta caiena e canela em pó)
Massa:
    • 2 tabletes de fermento biológico fresco - 30g (eu me confundi e usei 2 pacotinhos de 10g cada)
    • 500ml de leite morno
    • 3 colheres de sopa de açúcar
    • 1 e 1/2 colher de chá de sal 
    • 2 colheres de sopa de óleo
    • 6 e 1/2 xícaras de farinha de trigo (mais ou menos 750g)
    Antes de começar o recheio, aperte bem a carne moída crua em uma peneira para retirar o excesso de líquido, para que a carne não solte muito líquido durante o cozimento (dentro da esfiha). Em seguida, incorpore a carne os demais ingredientes do recheio, até obter uma massa homogênea.

    Para a massa, dilua o fermento no leite morno, acrescente o açúcar, o sal e o óleo. Aos poucos acrescente a farinha até obter uma massa homogênea, cubra com um pano de prato e deixe descansar por 5 minutos.   
    Em seguida, trabalhe a massa (sovando em uma bancada polvilhada com farinha), faça bolinhas do tamanho de uma noz e deixe descansar novamente por 10 minutos, em assadeira coberta com um pano.

    Abra a bolinha de massa com os dedos (não achei necessário usar o rolo), em formato de disco, coloque  1/2 colher de sopa de recheio. 

    Feche as partes assim, primeiro um ladinho, depois o outro, formando um triângulo.
    Aperte as beiradas para não estourarem ao assar!


    Ponha as esfihas em uma assadeira untada (eu usei anti aderente), com uma distância de 2 cm entre elas. Asse em forno pré aquecido por aproximadamente 25 minutos, ou até dourarem. Caso queira, pincele as esfihas com um ovo levemente batido, vai dar uma corzinha ao assar.

    Para que é vegetariano, pode fazer um recheio com ricota temperada (beeeem temperada), com espinafre refogado no alho, por ai vai...

    6 comentários:

    Clarice. disse...

    Duda, que receita boa! Me ganhou só por não ter que usar o rolo. Já tentei fazer esfiha há muito tempo e a massa ficou com um gosto forte de fermento fresco.
    Agora vou tentar fazer pras festas de final de ano, já que tenho o mesmo problema de quantidade por aqui.

    Beijo.

    FRANCYS LARA disse...

    Humm Duda, que delicia, tempão q não como esfiha...
    Aqui em casa temos o mesmo problema, pouca gente pra muita comida kkkk, hoje fiz um pudim MARAVILHOSOS derrete na boca e facílimo, não fica pesado não, é um verdadeiro tesouro, depois caso queira te passo areceita, pois não sei seu marido, mas o meu AMA!!!
    bjocas

    lubisco disse...

    SE FOI A QUE LEVOU PRA CASA DE CATY, ESTAVAM ESPETACULARES!

    duda lima disse...

    Meninas,
    essa esfiha é realmente tudo de bom, façam e me contem depois!

    Lubis,
    essa receita é daquela que levei para a casa de Caty!

    Morena disse...

    Aí esfiha... não precisa falar muita coisa!!! Bom só de olhar! Melhor ainda de comer, hehehehhehehe...

    RAMON(ES) disse...

    Sou mais fã de kibe do que esfiha, mas gostei da receita.