quarta-feira, novembro 17, 2010

Bolo de Chocolate - Aniversário de Fab

Fab é minha amiga, "cumadre", irmã... E quando alguém tão especial faz aniversário, a gente quer fazer algo a altura! Esse bolo me deu insônia, me fez recorrer aos meus livros, fiz pesquisa na internet, tudo para não decepcionar minha amiga! Por fim, decidi não arriscar e recorrer ao velho e bom bolo de chocolate com recheio e cobertura de ganache, sem erro!

A aniversariante atacando seu bolo

Mas ainda tinha uma questão: Como eu iria cortar o bolo em dois para rechear? Pode parecer uma tarefa simples, tanto que ninguém pensa nisso (eu pensei até fundir a cabeça), mas é muito difícil fatiar um bolo que desmancha de tão fofinho (tirar da forma já é difícil)! 

Recebi todo tipo de dica, de usar um fil dental até serrar com uma faca de serra para pão, mas admito que tive medo! Como teria que dobrar a receita (pois renderia um bolo pequeno) optei por fazer 2 bolos não muito altos e assa-los em assadeira idênticas (pronto, resolvi meu problema)!


Para o bolo, usei uma receita de uma massa para cupcake do blog La Cuccinetta (estava doida para testar e aproveitei a oportunidade)! Como já disse, precisei fazer o dobro da massa, pois as medidas da receita era para 12 bolinhos, e digo, sem sobra de dúvidas, valeu super-hiper-mega ter feito essa receita! O bolo ficou fofinho, delicado, combinou muito bem com o ganache e não ficou muito doce!

Receita Bolo (2 x essa receita):
  • 1 xícara + 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de chocolate em pó
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 ovo grande
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo (aperta o açúcar até o fundo da xícara)
  • 1/2 xícara de açúcar cristal
  • 1/2 xícara + 2 colheres de sopa de leite
  • 1/3 de xícara de café forte (fiz um café beeem forte, minha especialidade)
  • 1/2 xícara (100g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente (o que quer dizer quase derretendo, pois tem feito bastante calor em Salvador, esquema na Verão na Bahia)
Peneire (peneirar sempre, né?) a farinha + o chocolate em pó + o fermento em uma tigela e reserve. Em outra tigela bata o ovo e os açúcares até ficar homogêneo. Em seguida, acrescente o leite + o café + a manteiga e bata novamente. Misture os ingredientes secos até ficar homogêneo. Ponha a massa em forma média redonda, untada e enfarinhada (existe mesmo a palavra enfarinhada?). Asse em forno pré aquecido por aproximadamente 30 minutos ou até enfiar o palito e ele saia limpo!

Enquanto primeiro bolo assava, eu aproveitei para lavar os utensílios utilizado e separar os ingredientes para o segundo bolo!

Cobertura / Recheio (Ganache):
  • 500g de chocolate meio amargo (+ ou - 3 barras)
  • 400ml de creme de leite (2 caixinhas)
Esquente o creme de leite por 1 minuto no microondas, em seguida jogue sobre o chocolate picado e mexa com o fouet até ficar homogêneo (sem nem um pedaço de chocolate), leve a geladeira para esfriar por meia hora.

Usei o ganache para o recheio e a cobertura!

Não quer ter toda essa trabalheira para fazer uma "bolo confeitado"? Tudo bem, mas faça só o bolo para tomar com um café quentinho ou uma Coca-Cola bem gelada!

Ah! Também vale fazer a versão cupcakes!

4 comentários:

RAMON(ES) disse...

Bolo de chocolate, agora sim você falou a minha língua.
ahahahahah

duda lima disse...

Essa eu tinha certeza que você ia gostar! hehehe

Fabiana disse...

as pessoas pensam que bolo de chocolate é tudo igual, que não tem segredo.

Seu bolo estava fantástico, fez enorme sucesso, e todos se surpreenderam com a maciez e o sabor do ganache e da massa...

Adorei meu presente, nem pra poder fazer aniversário toda semana!!! hehehehe

Te amo!

Shiruvana disse...

tô tão longe de você.. saudade, e um cansaço filhodaputa hoje! hehe.. bjs,