domingo, outubro 03, 2010

Pão Napolitano de Linguiça - uma aventura

Fazer esse pão foi uma aventura na cozinha! Eu sou super a favor de não mexer em time que está ganhando (para mim a receita base do pão de Luzia é campeão), mas é preciso inovar e foi isso que eu fiz, inovei e quase me dei mal!


A responsabilidade não foi da receita (que é ótima), a responsabilidade foi toda minha que além de desorganizada, sou distraída e quero fazer tudo ao mesmo tempo agora! Comprei um fermento em saquinho e por ser em saquinho achei que era fermento biológico, mas era fermento químico (quem compra um sachê de fermento para bolo?). Eu estava tão devagar que quando coloquei o fermento na massa achei diferente, mas não me toquei. Resultado, a massa não cresceu nem um tiquinho e mesmo assim eu levei o pão até o fim, digo, até o forno. Nada de crescer!

Me desesperei, pensei em fazer o pão de Luzia, achei que o problema fosse a receita, quando fui ver o meu sachê de fermento, tcharam... Eis o problema (o início do problema)! Eu não tinha fermento para pão em casa,  estava sem nem um centavo, não queria ir no banco e precisava fazer o pão para o café da manhã do meu trabalho no dia seguinte, solução: quebrei meu porquinho (porquinhos servem para nos salvar em emergências, né?). Comprei o fermento e voltei para a receita!

Receita:

  • 400g de farinha de trigo (+ ou -, até a massa soltar da mão)
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 3/4 xícara de água morna
  • 1 sachê (10g) de fermento biológico para pão (olha ele ai)
  • 1 linguiça calabresa defumada 120g (eu tirei a pele e piquei)
  • 1/2 cebola cortada em fatias bem finas
  • azeite de oliva (para pincelar o pão)
  • pimenta do reino moída na hora
Coloque o fermento + o açúcar + metade da água em uma tigela funda e misture. Acrescente 1 xícara de farinha de trigo, misture e deixe a massa fermentar por 15 minutos.


Adicione metade da farinha + sal + o restante da água, mistre. Adicione mais farinha até a massa soltar das mãos. Amasse por 10 minutos em uma mesa ou bancada enfarinhada (força no muque), deixe a massa descansar na tigela, por aproximadamente 1 hora, coberta com um pano úmido (a massa deve dobrar de tamanho, a minha cresce, mas não dooobra)!

Sove novamente a massa por 5 minutos e abra a massa com um rolo formando um retângulo. Arrume a linguiça e a cebola sobre a massa, salpique pimenta do reino moída. Enrole como se fosse um rocombole e, com a ponta dos dedos aperte bem as emendas, se necessário use um pouco de água para ajudar (na hora de assar eu coloquei a emenda para baixo, assim o pão não corria o risco de abrir).

A receita diz para colocar a massa em uma forma de bolo com furo no meio, eu preferi fazer tipo uma bisnaga de pão, então coloquei em uma forma comum e pincelei com azeite. Desobedeci a receita mais uma vez, ela diz para deixar o pão crescer novamente por 30 minutos (fale sério?)! Poxa, eu já tinha feito um pão antes respeitando todos "os tempos", estava fazendo outro, mas dessa vez nada de aguardar mais 30 minutos, levei direto ao forno mesmo!

Preaqueça o forno em temperatura média (o que seria isso? 200 graus? Meu forno não é parâmetro, mas usei 200 graus). Leve para assar por aproximadamente 1 hora (no meu forno foi em média 40 minutos e quase queima em baixo, coisas de forno doméstico).

Rende uma bisnaga pequena!

Valeu todo a aventura, ficou delicioso!

3 comentários:

Shiruvana disse...

esse não vai dar pra mim.. linguiça não faz parte da minha dieta, o que é uma pena, em certas condições.. hehe.. mas adoro pães salgados pra acompanhar o café! ah, comprei uma pequena italiana - lilás!! - pro meu café especial. Lojas Americanas, em promoção! bjs,

Morena disse...

Pão é bom de qualquer jeito, mas como preciso controlar minha boquinha nervosa... o recheio para mim teria que ser de queijo branco. De qualquer forma, seu pão é lindo e deve está gostoso!!!Só de olhar a foto minha barriga começa a roncar! Ô meu deus, por tudo que é bom engorda?

NumFróid disse...

O QUEÉISSOMEUDEUSDOCÉU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
vou sonhar com este, putz, isso deve ser bom demais garota, com linguiça!