sexta-feira, outubro 01, 2010

Pão de Queijo Idiota

Acordou com vontade de comer pão de queijo? As amigas apareceram de surpresa para uma visitinha? Faz pão de queijo idiota!

não parece daqueles comprados prontos?

Quero deixar claro que esse pão de queijo não é nenhum molengo e que o idiota não é pejorativo, muito pelo contrário! Sendo muito sincera, o nome do pão de queijo foi o que me atraiu (pensei: o que será que esse pão tem para ser idiota?). Ele é idiota por só usar 3 ingredientes, não levar ovo, nem ir ao fogo, é misturar os ingredientes, fazer bolinhas e levar ao forno (coisa de criança, com resultado de cozinheira mineira de mão cheia)!

Receita:

  • 2 xícaras de polvilho (usei polvilho doce)
  • 1 xícara de queijo parmesão ralado (não economize na qualidade do queijo, pois interfere no sabor)
  • 1 caixinha de creme de leite (alguém já viu pão de queijo com creme de leite?)
  • uma pitada de sal (use com moderação)
Misture tudo, e está pronto (hehehe! deve ser por isso o idiota)! A massa permite fazer bolinhas, mas é levemente "liguenta", não solta 100% da mão (solta 95%), se quiser pode adicionar um pouco mais de polvilho! É isso, faz as bolinhas e leva ao forno pré aquecido, em temperatura  média/alta, por 15 minutos ou até assar.


A primeira vez que fiz usei um queijo parmesão ralado bem safado (nem queira saber como ele veio parar aqui em casa) e apesar do pãozinho ter ficado bom, mantinha o gosto do queijo safado (lá no fundo, mas eu senti), por isso fui tão enfática quanto a qualidade do queijo! Hoje vou fazer uma fornada para o marido, com um pedaço de parmesão super de qualidade que será ralado na hora, depois conto como ficou!

Comer quentinho, com um café (para quem é de café) é o ideal!

Rende aproximadamente 18 unidades de tamanho médio! 

Receita tirada daqui!

*Adendo: Acabei de refazer a receita (domingo 03/10) e achei necessário adicionar uma pitada de sal, além de colocar um pouquinho mais de polvilho (2 colheres), pois o queijo que usei foi ralado na hora e era mais fresco (queijo de saquinho é mais seco)! Essas mudanças vão depender do queijo que você usar!

6 comentários:

Aline disse...

Poxa... fiquei com vontade!!!
E tem que ficar sovando a massa a vida toda? O que me desanima nas receitas comuns é isso...rsrs...
bjoss

duda lima disse...

Aline,
nada de sovar, é misturar os ingredientes, fazer as bolinhas e levar ao forno, simples assim!

maria eme bê disse...

menina, cê acredita que eu também tô na semana do pão de queijo? vi uma receita de ana maria domingo dentro do ônibus (aqui alguns ônibus têm umas tvs que ficam passando flashes da programação da globo) e fiquei louca pra fazer. a dela também era facílima: 125g de polvilho doce, 5 colheres de sopa de queijo parmesão, 200g de cream cheese e 1 gema. fiz na terça pra ver o jogo do bahia com meu irmão e minha cunhada e ficou uma delícia, todo mundo adorou! aí tava doida pra fazer pro namorado e ver o que ele achava, mas não consegui encontrar polvilho doce perto de casa e acabei fazendo com o azedo. ficou também bem gostoso e ele amou! o primeiro (polvilho doce) ficou mais crocante, com uma casquinha ótima. já o segundo (polvilho azedo) não ficou com casquinha, mas ficou hiper macio... nem sei dizer qual eu gostei mais, só sei dizer que acho que não compro mais pão de queijo pronto!

beijão, du!

duda lima disse...

opa! vou tentar sua receita de pão de queijo e variar o polvilho doce e azedo!

O que mais gosto desse blog é a possibilidade de trocar dicas, receitas e experiências!

RAMON(ES) disse...

Gostei da receita, realmente parece ser bem fácil.

Marty disse...

Pôxa, minha vida mudou com essa receita! Obrigada!