quarta-feira, outubro 06, 2010

Pão com azeitonas

As amigas vinham tomar um café na minha casa (fato raro, pois as minhas filhotas são muito barulhentas e nem toda visita gosta de cachorro, né?), aproveitei a oportunidade para testar uma receita de pão que me foi dada pela amiga Maria, que por sua vez ganhou da sua sogra, que na verdade trata-se de uma receita de Palmirinha Onofre (ufa)!

Esse pão foi sucesso total no café com as amigas, não sobrou nem uma migalhinha para contar história!


O pão original não era de azeitonas, era apenas a receita da massa, o recheio fica ao gosto do freguês (no meu caso, dependia do que eu tinha em casa: azeitonas)! 

Receita:
  • 1 sachê (10g) de fermento biológico para pão (a receita original pedia 2 sachês, em compensação o tempo de descanso era menor)
  • 1 copo de leite morno (me confundi e usei 1 xícara, mas rolou)
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de açúcar 
  • 1 xícara de óleo (usei 1/2 xícara)
  • 1 ovo
  • 500g de farinha de trigo (+ ou -)
  • 1 e 1/2 xícara de azeitonas fatiadas (usei verde, mas podia ser preta)
  • 1 ovo para pincelar (opcional)
Fiz uma misturinha com o fermento + açúcar + 1/3 do leite + um pouco de farinha de trigo, para o fermento começar a agir e, deixei descansar por 5 minutos.
Adicionei a essa mistura, o ovo + óleo + o restante do leite  morno + sal, em seguida acrescentei farinha de trigo até soltar das mãos. Deixei a massa descansar por 30 minutos, em uma vasilha coberta com um pano!
A massa cresceu bastante (acho que o dia e a cozinha estavam quentes), abri a massa com as mãos, de forma irregular e espalhei as azeitonas sobre a massa. Fechei como um rocombole e deixei descansar em uma assadeira, coberto por um pano, por mais 30 minutos


Levei ao forno pré aquecido em temperatura alta por 20/25 minutos ou até corar em cima e dourar em baixo do pão (é bom ficar de olho, pois o meu forno me engana sempre e quase queimo o fundinho dos meus pães)!

Eu acho que sai da fase cupcakes e entrei na fase pão! Depois de fazer o primeiro, vê que dava certo, que não é nenhum bicho papão, gamei! Se tivesse quem comesse faria um por dia!

4 comentários:

maria eme bê disse...

nem fale em fase pão. eu tô uma balofa e não paro de fazer, hehehheh. é bom demais, né? quero tentar alguma receita de pão francês. =*

duda lima disse...

Bom de mais! Eu quero usar essa receita para fazer um pão metro!

Morena disse...

Pão vai bem com tudo ainda mais com azeitonas!!! Me mate logo vai!!! Kkkkkkkkkkkk... beijocas!

NumFróid disse...

quando minha cozinha estiver pronta vou tentar fazer este e te digo (amo pão!)