sexta-feira, outubro 15, 2010

Fudge - Um pecado em forma de chocolate

Quero declarar que estava morta de saudade do blog, cheia de recitas para compartilhar e, mesmo tendo tentado ficar longe do computador, ainda não estou 100% (a tendinite persiste)!

Mas vamos ao Fudge! Imagine um doce bem gostoso, multiplique 2x, o resultado será um quadradinho de Fudge! Pelo que pude entender nas minhas andanças pela internet, fudge é um doce americano, simples e fácil de fazer, podendo variar o "recheio" - passas, cereja, castanha-do-pará, cranberry, pistache, amêndoas... Essa receita peguei no blog da diva Simone - Chocolatria!


A minha versão de fudge, decidi usar uvas passas brancas e cerejas em calda (sem a calda) e o toque especial ficou por conta de 3 vagens de cardamomo triturada (deu um sabor especial)!

Receita:
  • 450g de chocolate meio amargo
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 pitada de sal (não lembrei de colocar)
  • 1/2 xícara de passas brancas
  • 1 xícara de cerejas sem a calda
  • 3 vagens de cardamomo maceradas*
Derreta o chocolate no microondas por 2 minutos, reserve. Leve o leite condensado com o cardamomo ao microondas por 1 minutos (use uma vasilha grande para não transbordar). Junte o leite condensado ao chocolate, o sal, as passas e as cerejas, misture até ficar homogêneo!


Despeje a mistura em uma fôrma ou refratário (de 22x22), forrada com plástico filme (com sobra de plástico para cobrir depois), nivele a massa, com uma colher ou espátula. Leve a geladeira por 2 horas ou até ficar firme (no meu caso demorou mais que duas horas)! Desenforme (desenformar foi uma novela, mas saiu) e corte em quadradinhos! 

O resultado são quadradinhos de chocolate, macios e deliciosos!

esses eu passei no chocolate em pó

embaladinhos para presente

*Cardamomo é um especiaria muito usada na culinária indiana e que combina lindamente com chocolate. Aqui em Salvador, encontrei na Perini!

as vagens de cardamomo

5 comentários:

Morena disse...

Já estou aqui babando!!! Quando é que vc me convida para provar seus quitutes? Hihihihihiih... beijitos!

Morena disse...

Ah, melhoras para sua tendinite e se cuida, viu!Bj!

lilly disse...

dudinha tb ando com uma puta dor
pra genet que trabalha com computador, blog E SE DIVERTE...tá complicado... nao dou conta de eclar muito

duda lima disse...

Soraia,
assim que marcarmos nosso café, eu preparo um "quitute" para você!

Lilly,
se a gente não se cuidar a tendinite toma conta e nos impede de brincar no computador!
bjocas

Fabiana disse...

com...puta...dor! rs

amiga, eu nunca nem tinha ouvido falar em cardamomo...meu deus, que coisa chique!

bjs com saudade!