domingo, outubro 10, 2010

Cookies com gotas de chocolate - Os cookies que quase não deram certo ou quase deram errado

Nunca fui feliz fazendo cookies! Já tentei uma receita da Nigella e foi um desastre, hoje foi quase um desastre, consegui salvar a última fornada!

os que deram certo

Juro que hoje não mexi em nadinha da receita, que eu peguei no Technicolor Kitchen (blog que eu adoro), quer dizer, só troquei o açúcar mascavo por açúcar branco (não foi intencional, apenas não tinha mascavo em casa), fora isso segui direitinho a receita!

O sabor ficou sensacional, mas a primeira fornada virou uma pizza de cookie!

posso servir em fatias

Na receita ela fala sobre deixar cada bolinha distante 3,5 cm uma da outra, mas acho que fiz bolinhas muito gorduchas e próximas demais! Então, na segunda fornada fui de bolinhas menores e um pouco mais espaçadas!

os 6 sobreviventes, quer dizer... Foram devorados rapidinho

Vou deixar de falatório e ir para a receita!

Receita:
  • 90g de manteiga
  • 100g de açúcar mascavo (usei branco e usaria um pouco menos de açúcar, achei um pouco doce)
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 ovo levemente batido
  • 1 colher de sopa de leite
  • 200g de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 170 g de gotas de chocolate (usei menos do que 170g de chocolate meio amargo)
Para converter as medidas use a tabela de conversão!

Antes de começar a receita, pré aqueça o forno a 180 graus (+ ou -). Bata a manteiga + o açúcar até virar um creme. Adicione a baunilha e o ovo batido, continue batendo. Acrescente o leite. Junte a farinha e o fermento peneirados e misture com uma colher. Por último, misture as gotas de chocolate.

Em 2 formas grandes forradas com papel manteiga, molde as bolinhas com o auxílio de duas colheres (bolinhas, pois elas crescem para os lados), mantendo uma boa distância entre elas (lembre da pizza de cookie). Aperte as bolinhas com o dedo úmido ou um garfo enfarinhado. Asse por 20 minutos ou até dourar as bordas. Tire do forno e deixe esfriar em uma grade*

Os meus ficaram crocantes por fora e macios por dentro, mas apesar de gostosos, não ficaram 100%, acho que podem melhorar, só não sei como (hehe)!

*A grade: É o seguinte, ouvi dizer que a vantagem de deixar muffins e cookies em uma grade é que eles esfriam por igual e, os cookies não ficam moles! Como uma grade é relativamente cara (entre R$40 e R$50) eu costumo improvisar, rola no escorredor de pratos, ou em uns descansadores de pratos vazados!

grade de improviso

a tal grade

Nenhum comentário: