sexta-feira, outubro 08, 2010

Caril de Camarão ou Camarão ao Curry

Ganhei essa receita do meu tio que mora em Portugal, por lá o nosso curry é chamado de caril, por isso o título em dobro! A receita veio com algumas palavrinhas lusitanas, como: "alourar as cebolas", "deixar cozinhar em lume brando", " a água libertada pela cebola", e por ai vai... Adoro!

A receita original é de frango, mas ele diz que se pode usar camarões, carneiro (segundo meu tio, "borrego"), carangueijo e o que mais quiser! Como eu tinha uns camarões no congelador aguardando uma boa oportunidade para irem parar na panela, fui de camarão!

caprichei na foto, diga ai?

Eu adoro comer camarão, mas odeio limpar camarão, praguejo até o último camarãozinho ficar limpo, mas o resultado final é espetacular! Se tiver com uma grana sobrando (a minha nunca sobra), compra uns camarões já tratados!

Receita:

  • 400g de camarões limpos - sem casca, sem rabo e sem cabeça (Aff!)
  • 200 ml de leite de coco
  • 2 colheres de sopa de curry ou caril
  • 1/2 cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • 1 colher de sopa de extrato de tomate
  • 1 tomate picado (com semente mesmo)
  • 1/2 maço de coentro
  • 1 colher de sobremesa de óleo (ele diz que nada de usar azeite, comida indiana é com óleo e manteiga)
  • 1 colher de café de pimenta calabresa em pó (na receita não fala de pimenta, mas para mim comida indiana tem que ter pimenta, mesmo que seja levemente apimentado)
  • sal a gosto
Limpei os camarões e deixei marinando em suco de 1 limão, uma pitada de sal e pimenta do reino moída na hora.

Em uma panela aqueci o óleo, dourei o alho e a cebola, em seguida adicionei metade do coentro. Acrescentei o tomate picado + a pimenta + curry + leite de coco, deixei cozinhar por aproximadamente 10 minutos, em seguida juntei os camarões (sem a marinada) e deixei cozinhar por uns 3 minutos (para o camarão não ficar borrachudo)! Para finalizar é só colocar o restante do coentro e está pronto!

Digo e repito, o pior mesmo é tratar os camarões!

Ah! Ficaria ótimo com um chutney de qualquer coisa (abacaxi, cebola, tomates verdes...), mas não me planejei para isso, fica para a próxima!

    5 comentários:

    Clarice disse...

    Olha o curry da Patagônia ali, gente! Heheh! Nosso jantar pode ser um camarão desses, hehe! Vou começar a fazer as receitas daqui, já tenho batedeira nova! Falta comprar as forminhas para os cupcakes. Vou jogar duro e começar a comentar por aqui, prometo :)

    Shiruvana disse...

    agora, o Claude (Q Marrrravilha!) fez um caldo pra comida com verduras e as cascas do camarão que ele ia fazer no prato principal.. eis um jeito bonito de compensar a chatice de descascá-los!

    duda lima disse...

    Cla,
    pensei nesse prato para o nosso jantar, que vai acontecer mesmo que seja um petit comitê aqui no meu ap!

    Sil,
    pensei em fazer um caldo com as cascas, mas como comprei camarão sem cabeça, achei que ficarei meio sem gosto!

    Morena disse...

    Chef Dudaaaaaaaaaa... ninguém te segura mais! Beijos!

    NumFróid disse...

    Eu quero esse camarão jáaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    beijos!
    p.s. se caprichou na foto? Até demais, agora preciso comer um destes...