sexta-feira, outubro 29, 2010

Biscoito de Gengibre

Sabe o boneco de biscoito do Shrek?


Esse biscoito é deliciosamente igual, mas sem o formato de boneco (no meu caso, em formato de corações)! Sempre quis comer esses biscoitinhos, mesmo sem ter idéia do sabor que tinham!


Quando eu comecei a fazer a massa, fui ficando tonta com os aromas que ela exalava, até mesmo antes de ser assado! A massa precisava descansar por pelo menos 4 horas (assim dizia a receita), já era tarde da noite e eu não conseguiria dormir sem comer aqueles biscoitos, u sonharia a noite inteira com homenzinhos de biscoitos me seguindo! Lá fui eu para a cozinha, depois de 3 horas de descanso da massa e, assei alguns biscoitos, para felicidade da família (entenda por família: eu e meu marido)!

Na receita que usei (do blog Prato Fundo), ele dizia para não comer logo após assar, que o biscoito ficava muito mais saboroso no dia seguinte... Pouco me importei, precisava comer os benditos biscoitos! Juro que não me arrependi, ficaram deliciosos após assar, após esfriar, no dia seguinte e por ai vai!

Receita:




  •          1 1/4 de xícara de manteiga em temperatura ambiente (da próxima vez vou usar um pouco           menos de manteiga, talvez só 1 xícara)
  •           4 xícaras de farinha de trigo
  •           1/2 xícara de melado de cana ou mel 
  •           2 colheres sopa de chocolate em pó
  •           6 colheres chá de gengibre em pó (o gosto de gengibre não fica forte)
  •           1 colheres chá de canela em pó
  •           1 colher chá de cravo em pó (não usei, detesto cravo)
  •           1 colher chá de fermento em pó
  •           1 colher chá de sal
  •           1 xícara de açúcar
  •         1 ovo 

Peneire os ingredientes secos e reserve. Bata a manteiga com o açúcar até virar creme, acrescente o ovo e bata mais um pouco. Adicione o melado aos poucos. Adicione os ingredientes secos e misture ao creme. Amasse a massa até ficar uniforme, sem usar força! Cubra a massa com filme ou saco plástico e leve a geladeira por pelo menos 4 horas ou de um dia para o outro!

Em uma bancada polvilhada com farinha de trigo, abra a massa com + ou - 5 mm de espessura e corte com cortadores de biscoito. Coloque os biscoitos em 2 assadeiras grandes forradas com papel manteiga, asse em forno pré aquecido por 10 a 20 minutos, ou até dourar as beiradas. Deixe esfriar na assadeira até ficarem firmes!
Meus biscoitos esfriaram em uma grade improvisada


Dicas: 


  • A massa é mais fácil trabalhar se estiver gelada, por isso não tire toda da geladeira de uma vez!
  • Se quiser o biscoito mais firme, deixe um pouco mais no forno!
  • Transfira os biscoitos para a assadeira com a ajuda de uma espátula!
  • Sempre asse biscoitos do mesmo tamanho de cada vez, para que todos assem ao mesmo tempo!
Delicie-se!

4 comentários:

maria eme bê disse...

estão LINDOS! vou fazer também. e depois vou postar os meus biscoitinhos de osso no blog. ando muito preguiçosa, né?
beijo

Shiruvana disse...

o biscoito do Sherek é um dos personagens que Vini mais gosta, pois ele sempre prefere os secundários! hehe.. agora, os seus, de coração, eu comi uma vez e estavam deliciosos! bjs,

Shiruvana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Morena disse...

Voltei a ser criança quando vi!!! Êba!