quinta-feira, setembro 02, 2010

Pão de alecrim

A "não receita" desse pão é de Luzia (secretária da minha mãe e amiga da família, desde que sou pequenininha), que ficou toda orgulhosa quando lhe disse que colocaria a sua receita na internet, mas o difícil foi sistematizar a receita. 
Luzia cozinha muito bem, mas como não sabe ler, nem escrever, faz tudo de cabeça, sem muitas medidas. Então, lá fui eu observar a confecção do pão para anotar o passo a passo!

O pão fica muito fofinho e com um cheiro delicioso, por causa do alecrim!

Eu fiz alguns acréscimos na receita (no caso, o alecrim e o queijo ralado), mas tenho certeza que ela não se incomodaria!

Receita:
  • 1 copo americano de leite morno
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de café de sal
  • 1 pacotinho de fermento biológico para pão
  • 1/2 copo de óleo
  • 1 colher de sopa rasa de alecrim (pois alecrim é forte, um pouquinho já resolve)
  • 1 pacote pequeno de queijo parmesão ralado - 50g (se quiser pode usar queijo parmesão ralado de qualidade, como eu não tinha em casa, usei um bem pobrezinho e deu super certo)
  • farinha de trigo até soltar da mão (isso é Luzia, e eu segui sua receita)
Bata no liquidificador o leite + açúcar + queijo ralado + sal + óleo. Despeje em uma vasilha, misture o fermento, adicione o alecrim e a farinha de trigo até soltar da mão. Dê uma sovada na massa (de leve, só para lembrar que é um pão). Ponha em uma assadeira untada com manteiga e farinha, cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar por aproximadamente 40 minutos! Leve ao forno médio, pré aquecido por aproximadamente 25 minutos, mas é preciso ficar de olho, pois pode assar rapidinho (como eu insisto em dizer: cada forno é um forno)!

Quando sai do forno, ainda quente, ela pincela manteiga e joga queijo parmesão por cima!

eu e Lú 

O gasto é pequeno e o rendimento é muito bom, rende 1 pão de forma!

2 comentários:

Shiruvana disse...

na minha fase ultranatureba fiz pão.. ficavam bons, pra minha empolgação! não ficavam muito bons, pro gosto comum! hehe.. nossas conversas aleatórias são boas demais pra mim! bjs,

Morena disse...

Essa eu tenho que fazer!! Gostei da receitinha!!!! Beijo!!!