quinta-feira, setembro 23, 2010

Musse de Chocolate da Sogra

Sabe aqueles dias em que você precisa de um doce? Mas não pode ser qualquer doce, precisa ser um doce beeem gostoso! Ontem eu estava num desses dias!

Lembrei de um musse (ou será uma mousse?) que minha sogra faz, e lá fui eu ligar pedindo a receita (e aproveitar para fazer a social, ando meio em falta com a sogrinha, que eu adoro)!


Alguma coisa saiu diferente (acho que encorporei as claras em neve com muuuito vigor), porque o da sogra é bem aerado, o meu ficou mais "lama" (a "lama" mais gostosa que já comi na vida)!

Receita:
  • 1 tablete de chocolate meio amargo (200g)
  • 1/3 xícara de manteiga sem sal (eu usei com sal e não aconselho, dessa vez eu acho mesmo melhor usar a sem sal, porque influencia no sabor. Mas ninguém vai deixar de fazer por não ter manteiga sem sal, ok? Usa a com sal e pronto)!
  • 4 gemas
  • 4 caras em neve
  • 4 colheres de sopa de açúcar (confesso que fiquei com medo de usar o açúcar e ficar muito doce
  • 1 cálice de vinho do porto ou conhaque ou licor de café - opcional (recomendo um cálice de vinho do porto, faz toda a diferença)!
  • 1 xícara pequena de café expresso ou café forte - opcional também (não usei, mas pode ser usado para dar uma mudada na receita)
Derreti o chocolate com a manteiga em banho maria. Bati as gemas com o açúcar até ficar um creme amarelo claro.  Adicionei o chocolate ao creme de gemas, misturando até ficar homogêneo.  Acrescentei o vinho do porto. Por último, incorporei as claras em neve ao creme (no meu caso usei um fouet, cheio de vigor, na verdade com vigor de mais, o que resultou no musse "lama"), incorporar de leve, para ficar aerado!


Sei que tem gente que não come ovo cru por causa de salmonela, mas eu precisava de um doce mais do que tudo no mundo e na hora nem quis saber (até porque o que não mata engorda). Não estou dizendo que salmonela não existe, ok?

Ah! A receita rende aproximadamente 4 porções

4 comentários:

Shiruvana disse...

tenho uma atitude neutra com chocolate.. quando dou de presente, é sempre com uma recomendação alheia: "me disseram que esse era muito bom".. não entendo amor por chocolate, pq não faço parte, mas respeito.. hehe.. bjs, dudita

Morena disse...

Chocolate para mim é tudo!! Não resisto, não me controlo e toda vez que como quero sempre mais!! Beijocas!!

RAMON(ES) disse...

Fiquei com interesse nisso aí.

maria eme bê disse...

adorei a foto com o guardanapo LINDO de pano na producão! ;)