terça-feira, setembro 28, 2010

muffin de blueberry - finalmente

Apesar de ter comprado blueberrys quando estive em São Paulo, só vim fazer essa receita com as frutinhas que um amiga trouxe para mim (as minhas continuam guardadas no congelador), acho que fiquei com pena de "gastar" (pobreza de espírito, eu assumo)!

os bolinhos por dentro

Como foi meio de improviso, não tive tempo de procurar uma receita específica de muffin de blueberry, achei por bem usar minha receita básica de muffin, acrescentar as blueberrys e finalizar com crumble (eu ainda estou apaixonada por crumble e sempre que posso uso em alguma receita)! Fiz o mesmo com os muffins de morango, na verdade eles foram o meu teste antes de usar as blueberrys.


Receita:
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 2 ovos
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de blueberry (no meu caso estavam congelados, consequentemente cheios de água e pesados, o que deve ter feito com que eles fossem parar no fundo do bolinho)
  • 1 colher de sopa de fermento
Bata a manteiga, o açúcar e os ovos até formar um creme. Adicione a farinha de trigo e o leite aos poucos. Por último acrescente o fermento e as blueberrys. 
Certa vez ouvi dizer que se deve passar na farinha de trigo ingredientes como passas, gotas de chocolate, etc, para não afundar no bolo. Fiz isso com as blueberrys, já tinha feito com gotas de chocolate e todos foram parar no fundo do bolinho do mesmo modo. Caso alguém saiba me explicar o que fiz de errado me avise!

Vamos ao Crumble:
  • 1 colher de manteiga gelada
  • 1/3 xícara de açúcar
  • 1/3 xícara de farinha de trigo 
Faça uma misturinha com os dedos até formar uma farofa granulosa, as vezes eu acrescento um pouco mais de farinha para soltar dos dedos e vira uma farofinha menos granulosa, um pouco mais fina!

Encha 2/3 das forminhas, ponha um pouco do crumble por cima e leve ai forno médio, pré aquecido, por aproximadamente 20 a 25 minutos! Polvilhe açúcar de confeiteiro por cima dos bolinhos, para enfeitar.



Vou ser sincera, blueberrys não são a oitava maravilha do universo, os muffins com morango ficara muito melhores que os de blueberry (pronto, falei)!

4 comentários:

Shiruvana disse...

estive no laboratório dos muffins de blueberrys..hehe.. delícia! adorei o sabor, e adoro comidas poéticas.. "my blueberrys nights" esteve ali, pertinho de nós, enquanto tomávamos café, conversávamos e comíamos as delícias que a duda preparou!

Morena disse...

Que chiqueeeeee, vc já tem até degustadora oficial? Hihihihihihiih...

duda lima disse...

bem que eu ando precisando de algumas degustadoras oficiais, viu?

NumFróid disse...

cara muffin de blueberry é bom demais!!! Sabe o que é bom também da frutinha? Trufa, eu comi as da Godiva, coma, coma, comaaaa é demais também!!
beijão
p.s. esse blog engorda e faz crescer!!