segunda-feira, setembro 06, 2010

crumble de maçã

Não deixe o nome pomposo te assustar, crumble nada mais é do que uma farofinha doce (como diz um amigo, é algo esfarelado, esmigalhado).

Segundo o meu livro de Confeitaria Profissional (coisa que não sou, profissional), "crumble é o nome usado para a cobertura granulosa que é espalhada sobre uma base de frutas e em seguida assada no forno". É um doce de origem Inglesa.


Receita:

  • 3 colheres de sopa de manteiga ou margarina fria (pede manteiga sem sal, eu nunca tenho em casa, então uso com sal mesmo)
  • 1 xícara de farinha de trigo 
  • 3/4 xícara de açúcar
  • 2 maçãs descascadas e cortadas em fatias
  • 1/2 xícara de uvas passas (usei branca, mas pode ser uva passa comum, ou sem uva passa)
  • canela em pó

Arrumei em uma refratário pequeno as maçãs e as passas, polvilhei um pouco de canela em pó. Para fazer a massa, misture a manteiga o açúcar e a farinha com a ponta dos dedos até formar uma farofa grosseira, granulosa. Espalhei a massa sobre as maçãs, mas não apertei no refratário, joguei aleatoriamente até cobrir as maçãs! Levei ao forno quente por uns 20 a 30 minutos ( mais ou -, confesso que me perdi um pouco ao observar o tempo), tirei quando um cheiro deliciosa invadiu a minha sala.

Ao tirar do forno, polvilhei açúcar de confeiteiro (aquele fininho, mas que também pode ser feito com açúcar comum batido no liquidificador e peneirado), para decorar!


Fica delicioso, é fácil, e chique!

3 comentários:

AMORnique disse...

Uau! Deu água na boca!
Ah, acabei de postar a receita da pizza lá!

bju

Shiruvana disse...

já te disse que adoro sobremesas com frutas?! porque não ficam tããão doces, aí eu não enjôo! comi algo parecido com essa, mas era uma sobremesa alemã.. hehe.. bjs,

duda lima disse...

Monique,
vou no seu blog agora ver a receita! Eu acabei de voltar de mais uma aula, adorei o Brastemp Gourmet!

Sil,
também adoro sobremesas com frutas, estou menos para doces muito doces! hehe
existe uma sobremesa chamada cuca, tipo um bolo, é isso?