terça-feira, setembro 21, 2010

Cocada de Maracujá

Essa foi mais uma das sobremesas do aniversário da minha mãe. Admito que não sou fã de cocada, mas sou doida por qualquer coisa que leve açúcar e/ou leite condensado (então acho que gosto de cocada, ao menos dessa cocada)! O maracujá dá um toque especial!

Durante essa empreitada (fazer quase meio quilo de cocada de ressaca. É, eu estava de ressaca e não recomendo cozinhar assim) descobri que cocada não é um docinho que a gente faz rapidinho, tipo: "Queria comer um doce, então vou fazer uma cocada". Quase me queimei, foi uma aventura! Mas o que a gente não faz por nossa mãe? Eu faço brigadeiro de capim santo e cocado, mesmo sendo um zumbi ressaqueado!


Receita:
  • 200g de coco ralado grosso sem açúcar (industrializado, claro, eu não tinha a menor condição de ralar coco e mesmo que tivesse não faria)
  • 200ml de leite de coco
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 e 1/2 xícara de suco de maracujá concentrado (pode ser de garrafa. Como nessa hora eu estava mais disposta, fiz da fruta)
Deixei o coco hidratando no leite de coco por umas 2 horas. Depois foi tudo para a panela e fogo, até reduzir o líquido e engrossar. Como eu fiz o dobro da receita demorou aproximadamente 1 hora, mas pareceu uma eternidade. Tem que ficar de olho, mexendo o doce para não queimar no fundo da panela.

Dica importante, é bom usar uma colher de cabo longo para mexer e deixar cozinhar em fogo baixo, pois o caldo borbulha e espirra (foi nessa que me queimei)!

O importante é que as amigas da minha mãe aprovaram e minha mãe foi só orgulho mais uma vez!

4 comentários:

SILVANA disse...

pois eu adoro qualquer coisa que leve coco! hehe

duda lima disse...

essas amigas me deixam doida, Fabiana não come coco, Silvana adora coco...Vou anotar para não esquecer!

Morena disse...

Amo qualquer coisa com maracujá, ainda mais com leite condensado e côco... combinaçaõ perfeita!

duda lima disse...

mais uma que gosta de coco, vou anotar!